Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27164
Título: Os processos intertextuais de ressignificação e crossover na obra juvenil contemporânea Caçadores de Bruxas, de Raphael Draccon
Autor(es): Alves, Joseane Pereira da Silva
Palavras-chave: Intertextualidade
Literatura juvenil
Caçadores de Bruxas
Contos de fadas
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: Este trabalho disserta sobre a obra juvenil contemporânea Caçadores de Bruxas, de Raphael Draccon, que toma posse e recria enredos e elementos dos contos de fadas clássicos. As relações intertextuais avaliadas neste estudo foram divididas em duas categorias: ressignificação e crossover. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivos observar os processos ressignificados destas histórias; compreender as conexões que os contos distintos estabelecem entre si no universo do livro analisado; assimilar aspectos intertextuais trabalhados no texto com escopo inovador. A análise parte dos conceitos de intertextualidade geridos por Allen (2000), Hutcheon (2013) e Barros e Fiorin (1999) e das considerações sobre contos de fadas dos teóricos Novaes Coelho (1987-2000), Tatar (2004), Tehrani (2016) e Bettelheim (2002). O estudo aponta que as histórias encantadas ainda demandam uma presença recorrente na literatura juvenil, variadas vezes sob narrativas adaptadas ou ressignificadas. Este aspecto pode ser ponderado como uma tentativa da literatura juvenil de atrair e engajar o público jovem a partir de histórias já conhecidas, retomando as suas origens utilizando referências destes textos com uma nova repaginação, além de sustentar uma literatura que visa permitir uma fuga da realidade, de modo positivo, abrindo portas para universos lúdicos, visando essas entradas não só para os jovens como também para os adultos. Espera-se que este estudo possa contribuir para os estudos literários e despertar a curiosidade de leitura da obra de Raphael Draccon, especificamente a narrativa Caçadores de Bruxas.
Descrição: ALVES, Joseane Pereira da Silva. Os processos intertextuais de ressignificação e crossover na obra juvenil contemporânea Caçadores de Bruxas, de Raphael Draccon. 45f. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Português), Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27164
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseane Pereira da Silva AlvesPDF - Joseane Pereira da Silva Alves565.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito242.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.