Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27166
Título: A Herança da Escravidão em Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada - Carolina Maria de Jesus
Autor(es): Alves, Mariele Mendes
Palavras-chave: Racismo
Carolina Maria de Jesus
Literatura
Favela
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: Neste trabalho propõe-se analisar a representação das raízes escravocratas, solidificadas historicamente e culturalmente, nas minorias do tecido social brasileiro mediante o texto literário de Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo: diário de uma favelada (2014). O fio condutor para compreensão do romance com caráter de testemunho das problemáticas em torno da figura marginalizada do negro na sociedade atual, inicia com a identificação dos traços que regem a narradorapersonagem a partir das opressões vivenciadas, em seguida, reflexão do contexto de abandono do Estado ás massas populares negras e por fim, uma interpretação das passagens da obra com a temática defendida. Para embasar a pesquisa de cunho bibliográfico, têm-se teóricos como Santos (2020), Schwarcz (2020), Almeida (2020), Spivak (2010) e Dalcastagnè (2012). Assim, pressupõe-se que esta prosa marca uma escrita que direciona a uma reflexão e um protesto em relação à herança da escravidão no Brasil, seus traços mantidos pelo preconceito e negação dos espaços sociais.
Descrição: ALVES, Mariele Mendes. A herança da Escravidão em Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada- Carolina Maria de Jesus. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de ciências Humanas e Agrárias, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27166
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariele Mendes AlvesPDF - Mariele Mendes Alves352.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito130.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.