Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Iasmim Virginia de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-28T13:07:49Z-
dc.date.available2022-07-28T13:07:49Z-
dc.date.issued2022-07-18-
dc.identifier.otherCDD 305.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27171-
dc.descriptionSILVA, I. V. de O. Discursos sobre a menstruação no Brasil contemporâneo: uma análise através da rede social Instagram. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo demonstrar como atualmente no Brasil os discursos sobre a menstruação estão em evidência, notadamente no ciberespaço, e analisar as formas pelas quais esta vem sendo abordada e significada. Resulta de uma pesquisa realizada na rede social Instagram, por meio de perfis que comercializam protetores menstruais sustentáveis e que trazem a todo momento publicações que carregam reflexões sobre o entendimento do funcionamento do ciclo menstrual e assuntos envolvidos, assim como a conscientização de uma conexão entre as mulheres e a natureza durante este período, inseridos numa perspectiva ecológica e feminista. Selecionando alguns destes perfis, identifico e discuto marcas discursivas que atuam na construção de concepções sobre como as pessoas, e as mulheres em especial, devem compreender a menstruação, identificando-a como processo benéfico, saudável e natural, em contraposição às noções de desequilíbrio, impureza e doença, produzidos pela cultura e pelos mecanismos de poder, que ainda persistem nas subjetividades. Em especial, demarco a discussão em torno do investimento em discursos que promovem o autoconhecimento e a sustentabilidade. Observo assim que são estratégias marcadas pelo apelo do marketing publicitário, mas que para alcançar um perfil consumidor, tomam para si funções educativas, pedagógicas, sobre os corpos, atuando historicamente na produção de significados sobre estes, especialmente os corpos das mulheres. Para tal análise, diálogo com referenciais do campo dos estudos de gênero, dos estudos culturais sobre o corpo, com interface com a comunicação, para pensar a relação história, gênero e mídia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Alômia Abrantes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMenstruaçãopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.titleDiscursos sobre a menstruação no Brasil contemporâneo: uma análise através da rede social Instagrampt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iasmim Virginia de Oliveira SilvaPDF - Iasmim Virginia de Oliveira Silva1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito337.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.