Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27182
Título: Aulas gamificadas de língua portuguesa no ensino médio: leitura de textos multimodais
Autor(es): Almeida, Eduarda Carmélia da Silva
Palavras-chave: Gamificação
Ensino de língua portuguesa
Leitura
Textos multimodais
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: A gamificação é uma metodologia ativa que tem sido objeto das pesquisas científicas, sobretudo no âmbito educacional. Sua essência é composta pelos elementos dos jogos digitais e/ou analógicos e, uma vez inserida no espaço de sala de aula, possibilita aos estudantes motivação e engajamento no processo da aprendizagem, em especial, nas atividades as quais os alunos são desinteressados. Nesse sentido, dentre as tarefas que desestimulam o estudante, especificamente na área de Língua Portuguesa, destaca-se a realização da leitura de textos, haja em vista que as metodologias tradicionais de ensino inseridas na prática educativa podem ser excludentes. Por conseguinte, após as transformações advindas das tecnologias digitais, os alunos possuem contato, sobretudo nas redes sociais, com novos formatos de textos, isto é, os multimodais, exigindo assim, desses sujeitos, habilidades leitoras significativas, e por conta disso, o educador precisa investir em novas práticas de ensino que possam contribuir e atender às necessidades pedagógicas desse perfil de estudantes, principalmente no seu envolvimento no ato da leitura. Posto isto, indagou-se nessa pesquisa: como os alunos da 1ª série do Ensino Médio da escola ECIT Padre Aristides, localizada em Bom Sucesso – PB se comprometem com a leitura de textos multimodais a partir de aulas gamificadas de Língua Portuguesa? A presente pesquisa tem como objetivo geral propiciar aos alunos da 1ª série do Ensino Médio da escola ECIT Padre Aristides um aprendizado de leitura a partir de aulas gamificadas de Língua Portuguesa com textos multimodais. Para tanto, trata-se de uma pesquisa-ação de caráter exploratória-descritiva, com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados se deu através dos seguintes instrumentos: questionários, aplicação de uma proposta didática, bem como, diário de campo. Os resultados obtidos apontaram que a inserção da gamificação no ensino de Língua Portuguesa, no viés da leitura de textos multimodais, surte efeitos positivos e satisfatórios, principalmente por aliar aprendizagem com diversão, fazendo com que, por intermédio do engajamento, os sujeitos participantes desta pesquisa emergiram no ato da leitura de textos multimodais. Portanto, observou-se que a gamificação é uma metodologia ativa que deve ser reverberada nas práticas pedagógicas que envolvem o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.
Descrição: ALMEIDA, Eduarda Carmélia da Silva. Aulas gamificadas de Língua Portuguesa no Ensino Médio: leitura de textos multimodais. 2022. 141f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27182
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Eduarda Carmélia da Silva AlmeidaTCC - Eduarda Carmélia da Silva Almeida5.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito208.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.