Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27191
Título: Relação entre o desmame precoce e a instalação de hábitos orais deletérios: uma revisão de literatura
Autor(es): Machado, Beatriz Gouveia
Palavras-chave: Odontopediatria
Sucção
Amamentação
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: A amamentação é um ato fundamental à saúde da criança, e resultará no seu desenvolvimento adequado. Já os hábitos orais deletérios serão aqueles que poderão alterá-lo. Objetivo: Investigar associação entre o desmame precoce e o estabelecimento de hábitos orais deletérios. Métodos: trata-se de uma revisão sistemática de literatura, de abordagem descritiva e caráter qualitativo. Os descritores Early Weaning, Fingersucking, Sucking Behavior, Pacifiers e seus análogos em português foram utilizados nas bases de dados MEDLINE via PubMed, LILACS e BBO. Foram incluídos artigos, teses, dissertações e monografias que tivessem relação com a temática proposta, disponíveis na íntegra, sem restrição de idiomas. Resultados: Baseado nos 15 artigos selecionados, a amamentação natural até os 6 meses reduz a possibilidade de desenvolver hábitos orais deletérios. Em contrapartida, quando é estabelecida a sucção não nutritiva, principalmente com o uso de chupetas, pode haver desmame precoce pela confusão de bicos. Conclusão: O desmame precoce, abandono parcial ou total do aleitamento materno antes do sexto mês, pode estar provavelmente associado ao estabelecimento do hábito oral deletério. Entretanto, estudos com amostra e delineamento mais robustos são necessários para obter resultados mais contundentes sobre essa relação de causalidade.
Descrição: MACHADO, Beatriz Gouveia. Relação entre o desmame precoce e a instalação de hábitos orais deletérios: uma revisão de literatura. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, [2022].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27191
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito272.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Beatriz Gouveia Machado.pdfTCC - Beatriz Gouveia Machado538.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.