Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27207
Título: Estratégias metodológicas que potencializam nas crianças o gosto pela leitura
Autor(es): Silva, Angélica Denise da
Palavras-chave: Estratégias metodológicas
Sequência didática
Leitura
Mediação
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: O uso de estratégias metodológicas sistematizadas e que visem potencializar o gosto das crianças pela leitura é um desafio a ser superado. Diante disso, é preciso ampliar o entendimento sobre como o uso de sequências didáticas e a mediação do(a) professor(a) podem impactar positivamente no processo de formação de leitores. Assim, o objetivo central deste trabalho é evidenciar a utilização de estratégias metodológicas, a partir da aplicação de sequências didáticas, com estudantes do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Mari/PB. Além disso, pretendemos refletir sobre a relevância do gosto pela leitura para o desenvolvimento integral do ser humano, perceber a importância das estratégias metodológicas para fortalecer o ato de ler e possibilitar o contato com a leitura por meio da aplicação de sequências didáticas apoiadas pela mediação do professor. A proposta consiste em uma pesquisa qualitativa em educação, sendo também um trabalho de campo, com aplicação, análise e interpretação de dados provenientes da observação e intervenção a partir do Estágio Supervisionado II, feito de forma presencial. Aplicamos também, posteriormente, uma sequência didática para observação e análise do processo de leitura pelos aprendizes. Os principais teóricos utilizados estão representados por Jouve (2002), Martins (2012), Yunes (2010), Araújo (1996), Graves e Graves (1995), Mesquita e Cruvinel (2011), Moreira e Sá (2017), Seal, Chagas e Lima (2017), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros. Sob essa ótica, é válido ressaltar a progressão das crianças no desenvolvimento de habilidades importantes em seu processo de formação social e pessoal, além do fortalecimento do gosto pela leitura.
Descrição: SILVA, A. D. da. Estratégias metodológicas que potencializam nas crianças o gosto pela leitura. 2022. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27207
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Denise da SilvaPDF - Angélica Denise da Silva1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito375.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.