Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27209
Título: Desfiles das escolas de samba de Guarabira: Mocidade Independente do Cordeiro
Autor(es): Cicero, Joelton Cândido
Palavras-chave: Carnaval
Cordões
Mocidade Independente do Cordeiro
Ranchos
Data do documento: 14-Jul-2022
Resumo: Neste trabalho, irei observar as mudanças ocorridas durante os anos nas festividades carnavalescas no Brasil. Conhecer as diferentes características que serviam de influência principal, culturalmente e de como essas influências moldaram o jeito de festejar o carnaval, observando toda a luta entre as classes de elite e trabalhadora para que esta última pudesse ter seu lugar de participação nos eventos. Influência cultural que ganhou espaço e se fixou no modo de festejar durante os anos seguintes, chegando na Paraíba em uma cidade do agreste onde se passa os relatos do segundo tópico. Criada no ano de 1980 à Escola de Samba Mocidade Independente do Cordeiro, participou dos eventos até 1995, se sagrando campeã em algumas edições, eventos realizados na cidade de Guarabira. Foram utilizadas as obras de vários autores sobre o tema carnavalesco, jornais da época e depoimentos sobre memórias de participações em festejos de carnaval. Foi a luta da população mais pobre que permitiu a participação de diferentes culturas e pessoas.
Descrição: CICERO, J. C. Desfiles das Escolas de Samba de Guarabira: Mocidade Independente do Cordeiro. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27209
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelton Cândido CiceroPDF - Joelton Cândido Cicero906.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito70.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.