Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27215
Título: Diagnóstico molecular e sorológico de pacientes infectados com SARS-COV-2 em um laboratório de análises clínicas em Campina Grande-PB
Autor(es): Soares, Avyner Almeida
Palavras-chave: Covid-19
Diagnóstico sorológico
Diagnóstico molecular
Data do documento: 15-Jul-2022
Resumo: O diagnóstico do paciente vítima de Covid-19 (Coronavirus disease-19) no contexto da pandemia possui particularidades que devem ser ressaltadas. Objetivando definir o perfil sorológico e molecular de pacientes com suspeita de Covid-19 em um laboratório de Análises Clínicas em Campina Grande-PB, entre os meses de maio e setembro de 2020, foram avaliados 299 resultados de exames que utilizaram técnicas de RT-PCR (Real Time Polimerase Chain Reaction), de imunocromatografia (teste rápido) e quimioluminescência. A faixa etária compreendida entre 31- 40 anos foi a que apresentou mais infectados (30%). As pessoas do gênero feminino constituíram a maioria dos exames positivos com 58%. Os maiores percentuais de elevação dos anticorpos IgM, o anticorpo que caracteriza doença ativa, ocorreram entre o oitavo e décimo quinto dia dos sintomas, com 28% de pacientes positivos. Também entre o oitavo e décimo quinto dia, 24,7% das pessoas apresentaram IgG reagente, o anticorpo que caracteriza convalescência. Entre o primeiro e sétimo dia de sintomas, 36,7% dos pacientes apresentaram PCR positivos. A maioria destes parâmetros laboratoriais se elevaram no momento esperado após o início dos sintomas, porém, em menor percentual, é importante registrar a ocorrência de marcadores da doença também fora do tempo esperado. Alerta-se para o surgimento de perfil sorológico diferenciado desta doença em pacientes que apresentaram IgM e IgG elevados simultaneamente, podendo, nesses casos, haver condições de transmissão do patógeno, independentemente do tempo do início dos sintomas. Foram registradas também situações incomuns em que pacientes assintomáticos apresentaram marcadores sorológicos de doença ativa (IgM), de convalescência (IgG) e, inclusive, de presença do vírus na nasofaringe detectada através da técnica molecular de RT-PCR. Tal fato adverte para a possibilidade de a ausência dos sintomas não corresponder à impossibilidade de transmissão. Conclui-se que, na maioria das pessoas, a elevação dos anticorpos e o exame PCR demonstraram positividade em consonância com o início dos sintomas, porém, algumas vezes, faz-se necessária a verificação de vários parâmetros laboratoriais para a realização de diagnóstico efetivo de Covid-19, não podendo tal doença ser descartada na ausência de apenas um dos marcadores no tempo esperado.
Descrição: SOARES, Avyner Almeida. Diagnóstico molecular e sorológico de pacientes infectados com SARS-COV-2 em um laboratório de análises clínicas em Campina Grande-PB. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27215
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Avyner Almeida SoaresTCC - Avyner Almeida Soares806.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito159.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.