Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27216
Título: Aptidão física em crianças e adolescentes praticantes de futebol: Uma revisão narrativa
Autor(es): Morais Júnior, Edilson de Aquino
Palavras-chave: Aptidão fisica
Futebol
Educação Física
Data do documento: 13-Jul-2022
Resumo: Introdução: Aptidão física é a capacidade de realizar trabalho físico sem fadiga indevida, garantindo que as pessoas sobrevivam em boas condições orgânicas no ambiente em que vivem. Aspectos essenciais para a prática do futebol são resistência, velocidade, agilidade, flexibilidade e força. Há a necessidade de investigação de como os estudos que versam sobre aptidão física em crianças e adolescentes praticantes de futebol são conduzidos e apresentados. Objetívo: Revisar a produção científica nacional e secundariamente entender como se organiza a literature científica sobre aptidão física em crianças e adolescents praticantes de futebol no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa de literature sobre publicações em periódicos. Foi realizada uma busca bibliográfica a partir das fontes de buscas constituídas pelos recursos eletrônicos nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: A busca primária na literatura deu um retorno total de 23 referências, deste total, 17 foram excluídas após a leitura do resumo. Do total de 5 estudos incluídos, foram encontrados: três analyses retrospectivas, um estudo transversal e um estudo quase experimental. Conclusão: Conclui-se que a literature científica nacional acerca da aptidão física em crianças e adolescents praticantes de futebol é diversificada no que concerne aos desenhos de estudos conduzidos, métodos de avaliação, comparadores e resultados. Entretanto, observam-se boas correlações no que diz respeito à saúde física e a aptidão física de crianças e adolescentes praticantes de futebol.
Descrição: MORAIS JÚNIOR, Edilson de Aquino. Aptidão física em crianças e adolescentes praticantes de futebol: Uma revisão narrativa. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27216
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Edilson de Aquino Morais JúniorTCC - Edilson de Aquino Morais Júnior588.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito549.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.