Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27217
Título: A prática das atividades aquáticas para crianças com transtorno do espectro autista: relato de experiência
Autor(es): Ananias, Luana Maria Apolinario
Palavras-chave: Autismo
Atividade aquática
Educação física
Data do documento: 7-Jul-2022
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento complexa que envolve desafios persistentes com comunicação social, interesses restritos e comportamento repetitivo. Diante de suas características, as pessoas com autismo necessitam de tratamentos e técnicas de aprendizagem apropriada para minimizar as suas dificuldades e potencializar as suas habilidades positivas. Crianças com Transtorno do Espectro Autista são capazes de praticar atividades físicas das mais variadas, dentre elas a natação. Não necessariamente eles serão grandes nadadores ou atletas, mas conseguiram atingir o principal motivo desta prática que é evitar o afogamento infantil, seguido dos inúmeros benefícios que as atividades aquáticas promovem. O objetivo deste trabalho foi relatar minhas experiências como estagiária de Educação Física em uma clínica interdisciplinar na cidade de Campina Grande-PB, sobre a prática de atividades aquáticas em crianças com Transtorno do Espectro Autista, mostrando através desta prática que autista são capazes das mais diversas atividades, entre elas aprender a nadar. Além de mostrar os benefícios que as atividades aquáticas trazem ao tratamento de crianças com TEA. As aulas na piscina ocorreram pela manhã na clínica Move Mente em Campina Grande-PB, nas quartas, quintas e sextas feiras, das 08h10 as 12h10, sendo 40 minutos cada aula com atendimento individualizado. Trabalhar com crianças com TEA é muito desafiador e gratificante, além dos laços que se criam, é possível ver grandes evoluções na parte motora, cognitiva e afetiva. Além disso, podem ocorrer estagnações ou atrasos, levando o profissional a se capacitar cada dia mais para entender melhor o autista e assim buscar soluções. Trabalhar com esse público contribui ainda mais na formação e capacitação do profissional, sendo um diferencial no mercado de trabalho, afinal cada dia mais vem se tornando comum a presença de autistas em todos os lugares da sociedade, seja na escola, no restaurante, nos clubes, entre outros.
Descrição: ANANIAS, Luana Maria Apolinario. A prática das atividades aquáticas para crianças do transtorno do espectro autista: relato de experiência. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27217
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luana Maria Apolinario Ananias.pdfTCC - Luana Maria Apolinario Ananias269.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo Depósito.pdfTermo de Depósito259.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.