Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27221
Título: Prospecção fitoquímica e estudo farmacológico de uma planta do bioma caatinga com provável atividade ansiolítica
Autor(es): Silva, João Victor Belo
Palavras-chave: Erythrina velutina
Atividade ansiolítica
Planta medicinal
Mulungu
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: O uso de plantas como profilaxia, tratamento e cura de doenças, tem acompanhado a humanidade ao longo dos anos, ganhando espaço no mercado que outrora estava dominado por produtos industrializados. Na área da psicofarmacologia, alguns transtornos humorais como a ansiedade generalizada, a síndrome do pânico, o transtorno obsessivo-compulsivo e fobias, são exemplos mais comuns de doenças mentais no mundo, as quais tornaram-se instrumentos de pesquisa de grande interesse. Atualmente o tratamento farmacológico para o transtorno de ansiedade consiste no uso de medicamentos que embora mostrem eficácia clínica, apresentam vários efeitos adversos. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi avaliar a atividade farmacológica do extrato da casca de Erythrina velutina Willd, afim de comprovar sua eficácia frente a ansiedade, como a primeira etapa para o desenvolvimento de uma nova formulação farmacêutica. Os extratos hidroalcóolicos foram produzidos pelos métodos de ultrassom e turbólise, em diferentes concentrações de solvente. Em seguida os extratos foram secos por evaporação rotativa e submetidos ao screening fitoquímico. A prospecção da atividade ansiolítica do extrato seco de E. velutina foi realizada através de testes comportamentais, como Teste em Labirinto cruz elevada (TLCE) e medidas etológicas (espreitas, levantar, autolimpeza e mergulho de cabeça), Teste da Movimentação Espontânea (TME) e teste de barra giratória (rota rod). O estudo semiquantitativo dos metabólitos secundários do extrato seco de E. velutina revelou que o método capaz de extrair maior quantidade de metabólitos secundários foi a turbólise, utilizando como solvente água:etanol na concentração 30/70 v/v. O teste de toxicidade aguda mostrou que o extrato possui uma dose letal média maior que 2000 mg kg-1, caracterizando o mesmo como substância de baixa toxicidade. O tratamento dos camundongos com o extrato de E. velutina revelou que o insumo farmacêutico ativo vegetal possui potencial efeito ansiolítico quando administrado na dose de 250 mg kg-1, além disso no teste de rota rod não se observou efeitos miorrelaxantes pela administração do extrato, fato bastante importante, uma vez que esse é um dos principais efeitos adversos proporcionados pelos benzodiazepínicos. Sabendo que a terapia atual com ansiolíticos apresenta muitos problemas, tais como risco de dependência, síndromes de abstinência ou retardo para início do efeito, os resultados obtidos no presente trabalho fornecem importantes informações para futuros estudos clínicos voltados a avaliar o potencial efeito ansiolítico de preparações fitoterápicas de E. velutina sobre o distúrbio de ansiedade.
Descrição: SILVA, João Victor Belo da. Prospecção fitoquímica e estudo farmacológico de uma planta do bioma caatinga com provável atividade ansiolítica. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27221
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - João Victor Belo da SilvaTCC - João Victor Belo da Silva1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito225.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.