Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27233
Título: As diferentes formas raciais nos contos "Duzu-Querença" e "Quantos filhos Natalina teve?" de Conceição Evaristo
Autor(es): Fernandes, Gleidiane de Araujo
Palavras-chave: Conceição Evaristo
Racismo
Relações de poder
Marginalização
Data do documento: 21-Ago-2022
Resumo: A literatura de modo geral possibilita uma reflexão sobre as questões sociais, isso porque ela estabelece uma relação com a sociedade, influenciada pelas experiências dos escritores e escritoras na hora de produzir suas obras. Em “Duzu-Querença” e “Quantos filhos Natalina teve?”, contos presentes no livro Olhos D’água (2016), de Conceição Evaristo, objetos de estudo deste trabalho, observamos que os enredos giram em torno do racismo e das relações de poder estabelecidas sobre a classe menos favorecida. A autora imprime o tema com clara denúncia e crítica à temática e evidencia os modus operandi do racismo estrutural, velado e cristalizado na nossa sociedade. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo compreender como as situações de racismo presentes nos referidos contos têm influências negativas na vida das personagens, ligadas a outras desordens sociais, a partir da construção e ações das personagens femininas de Evaristo. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de evidenciar a literatura de autoria feminina, especialmente, de autoras negras, com temáticas atuais e importantes para os estudos literários, bem como para a sociedade em geral, pois pode provocar uma reflexão que conduza o leitor a perceber o quanto o racismo ainda persiste em diferentes contextos sociais brasileiros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que buscamos respaldo em teorias e estudos sobre a temática em questão, para isto, recorremos à própria Conceição Evaristo (2009), exímia pesquisadora do tema, Carneiro (2003), Bourdieu (1989), dentre outros. O resultado dessas leituras aponta como as personagens negras são marginalizadas, expostas a todas as formas de racismo, e mesmo se tratando de uma ficção, é possível olhar para fora do texto literário por se tratar de um preconceito ainda muito recorrente na vida real do Brasil contemporâneo.
Descrição: FERNANDES, Gleidiane de Araujo. As diferentes formas raciais nos contos "Duzu-Querença" e "Quantos filhos Natalina teve?" de Conceição Evaristo. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27233
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gleidiane de Araujo FernandesPDF - Gleidiane de Araujo Fernandes651.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito176.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.