Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27240
Título: Superando desafios e refletindo possibilidades: Um relato da psicomotricidade na intervenção da criança com o Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): Santos, Ivna Leônia Soares
Palavras-chave: Educação Física
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Desenvolvimento psicomotor
Psicomotricidade
Data do documento: 23-Mar-2022
Resumo: Este trabalho trata-se um de relato de experiência de cunho descritivo e uma abordagem qualitativa, que teve como objetivo relatar a experiência sobre a relação da prática de exercícios psicomotores como intervenção no tratamento do desenvolvimento motor de alunos com Transtorno do Espectro Autista, na Clínica Movemente - Núcleo de Desenvolvimento Psicomotor, situada em Campina Grande-Paraíba, onde foram usadas metodologias Análise do Comportamento Aplicado. Em um período de três meses, com crianças de faixa etária de 3 a 6 anos, de ambos os sexos. Para a revisão da literatura foram utilizadas bases de dados como Scielo, Lilacs e revistas indexadas específicas para Educação Física e psicomotricidade no autismo. A psicomotricidade é utilizada como um instrumento de auxílio do desenvolvimento para os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista através do brincar da criança pela ludicidade, com atividades sistematizadas e planejadas, indo em acordo com a necessidade de cada indivíduo, dos seus pré-requisitos de aprendizagem e dos aspectos de funcionalidade das suas atividades de vida diária. Diante disso, a intervenção a partir das metodologias adotadas, observou-se a evolução das crianças em aspectos do desenvolvimento motor, afetivo e social, bem como diminuição nos comportamento inadequados das crianças, com a predominância de situações de sucessos e interações positivas.
Descrição: SANTOS, Ivna Leonia Soares. Superando desafios e refletindo possibilidades: Um relato da psicomotricidade na intervenção da criança com o transtorno do espectro autista. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27240
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ivna Leônia Soares SantosTCC - Ivna Leônia Soares Santos208.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito216.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.