Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27244
Título: A Educação Física como ferramenta de desenvolvimento motor em crianças com Autismo: Relato de experiência
Autor(es): Araújo, Clara Emanoela Almeida de
Palavras-chave: Autismo
Psicomotricidade
Desenvolvimento motor
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência baseado na vivência prática de acompanhamento de atividades de psicomotricidade com crianças incluídas no Transtorno do Espectro do Autismo realizada no Instituto Brenda Pinheiro com o projeto AMA- Amigos do Autista. O presente trabalho tem como objetivo relatar a vivência ocupacional do profissional de Educação Física inserido no trabalho de desenvolvimento motor de crianças com TEA. O conteúdo utilizado como ferramenta para o desenvolvimento motor das crianças durante esse período foi a psicomotricidade de acordo com a ciência ABA- Análise do Comportamento Aplicada. Após o desenvolvimento das atividades planejadas foi possível perceber grandes avanços na aquisição de capacidades físicas, interação social, intenção comunicativa e habilidades de brincar. Dessa forma é possível testemunhar a importância da presença da psicomotricidade no planejamento de intervenção do tratamento de crianças com autismo, trazendo benefícios ímpares para o desenvolvimento completo dessas crianças.
Descrição: ARAÚJO, Clara Emanoela Almeida de. A educação física como ferramenta de desenvolvimento motor em crianças com autismo: Relato de experiência. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27244
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Clara Emanoela Almeida de Araújo.pdfTCC - Clara Emanoela Almeida de Araújo.pdf579.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf342.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.