Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27246
Título: As relações de poder em O Quinze, de Rachel de Queiroz: o domínio dos personagens secundários sobre a classe trabalhadora
Autor(es): Sousa, Ana Cecília de Oliveira
Palavras-chave: O Quinze
Relações de poder
Exploração
Abandono
Data do documento: 1-Ago-2022
Resumo: As relações sempre fizeram parte da vida em sociedade, demarcando o lugar social dos indivíduos dentro de um sistema de poder que controla os grupos menos favorecidos, certamente o romance, O Quinze, de Rachel de Queiroz, expõe de forma material a exploração de alguns personagens sobre aqueles em situação de vulnerabilidade provocada pela torrente seca de 1915. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação das personagens da referida obra, atestando o poder dos personagens secundários sobre os protagonistas, que são marginalizados e explorados pelas classes dominantes. Este estudo se justifica pela relevância de observar os perfis das personagens periféricas, que se aproveitam da miserabilidade dos retirantes para explorar e tirar proveito diante das mazelas provocadas pela seca. Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa bibliográfica amparada em algumas teorias que versam sobre questões sociais e as relações de poder, bem como a realidade da seca no Nordeste brasileiro. Para isto, recorremos às reflexões de Albuquerque (2011), Candido (2010), Caminha (2010), Lafetá (1974), Ribeiro (2006), dentre outros. O resultado da pesquisa aponta que a negativa de ajuda por parte dos detentores do poder sobre a classe menos favorecida potencializou a situação de pobreza e abandono das vítimas da seca, que passaram também a ser vítima dos governantes e de outros agentes sociais. Esperamos que este trabalho possa contribuir para o debate sobre o romance de Rachel de Queiroz, estimulando a curiosidade sobre os personagens que se escondem por trás da miséria dos protagonistas que enfrentam o rigor da seca no Nordeste, especificamente no estado do Ceará.
Descrição: SOUSA, Ana Cecília de Oliveira. As relações de poder em O Quinze, de Rachel de Queiroz: o domínio dos personagens secundários sobre a classe trabalhadora. 36f. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27246
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Ana Cecília de Oliveira SousaPDF- Ana Cecília de Oliveira Sousa469.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito203.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.