Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27249
Título: 17/07/23Tratamento Cirúrgico com Laser de Diodo em Mucocele em Lábio Inferior: Série de Casos
Autor(es): Galvão, Arthur Araújo
Palavras-chave: Cirurgia bucal
Odontologia
Laser
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: A mucocele é uma lesão benigna, resultante do fenômeno de retenção ou extravasamento de muco nos tecidos subjacentes às glândulas salivares menores. Acomete mais a região de lábio inferior e é bastante comum na faixa etária de 10 a 29 anos. A maioria dos casos está associado a histórico de trauma como fator desencadeante, porém, em alguns casos não se observa esta associação. A conduta terapêutica mais comum é a excisão cirúrgica com bisturi frio, porém, o laser cirúrgico de diodo tem sido largamente usado devido a um menor sangramento, diminuição do edema, melhor cicatrização e menor chance de recidiva. O objetivo deste trabalho é relatar uma série de três casos clínicos com planejamento cirúrgico com laser de alta potência realizados na Clínica de Estomatologia Avançada da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus VIII. Os três casos relatados foram tratados com o auxílio do laser de diodo de alta potência e em dois deles foi realizada a fotobiomodulação com laser de baixa potência para estimular uma melhor cicatrização e a redução de edema pósoperatório. Com o presente estudo concluímos que o tratamento cirúrgico com laser é uma excelente opção para a remoção de mucoceles em lábio inferior e localizações mais acessíveis na cavidade oral, e quando associada à fotobiomodulação, agrega melhores resultados pós-operatórios para os pacientes.
Descrição: GALVÃO, Arthur Araújo. Tratamento cirúrgico com laser de diodo em mucocele em lábio inferior: Série de casos. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, [2022].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27249
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Arthur Araújo Galvão.pdfTCC - Arthur Araújo Galvão940.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito667.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.