Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, José Lima de-
dc.date.accessioned2022-08-01T12:38:00Z-
dc.date.available2022-08-01T12:38:00Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27250-
dc.descriptionARAÚJO, José Lima de. A poesia no 9° ano do ensino fundamental a partir de sequência didática. 60f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA proposta de produção do gênero textual poema é pouco desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa, pois muitos professores apresentam uma visão equivocada em relação ao referido gênero, considerando-o difícil e pouco interessante para os alunos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em discutir a produção de poemas por alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede municipal da cidade de São Bento/PB, através de uma proposta de intervenção por meio de sequência didática de forma a despertar nos alunos o gosto pela leitura e pelo desenvolvimento da produção de poemas, com base na sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A pesquisa teórica foi realizada com base nas concepções de Bezerra (2007), Marcuschi (2008), Pinheiro (2018), Fleck (2003), Freire (1993), Bakhtin (2011) e Araújo (2013). Logo, o estudo mostrou a importância de se trabalhar a produção do gênero poema; e, a sequência didática desenvolvida, buscou tornar as aulas mais motivadoras, contribuindo para que os professores compreendessem o referido gênero como uma alternativa dinâmica para se trabalhar em sala de aula. Foi possível inferir que o trabalho com a poesia na sala de aula facilita e favorece o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Palavras-chave: Sequência didática. Gênero textual. Poema.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Eianny Cecília Abrantes Pontes e Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectPoemapt_BR
dc.titleA poesia no 9º ano do ensino fundamental a partir de sequência didáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Lima de AraújoPDF - José Lima de Araújo1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito135.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.