Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27252
Título: Referenciação e argumentação: estudo de processos referenciais no gênero artigo de opinião
Autor(es): Ferreira, Taiza Vieira
Palavras-chave: Texto
Processos referenciais
Argumentação
Artigo de opinião
Data do documento: 1-Ago-2022
Resumo: Os estudos dirigidos ao texto crescem gradativamente ao longo do tempo, dando importância para produção e progressão textual como uma atividade sócio-interacionista. Deste modo, relacionamos os processos referenciais a essas atividades por se tratarem de mecanismos que agem interativamente atrelando-se muitas vezes, a argumentação. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar os processos referenciais os artigos de opinião, e como eles se manifestam diante do objeto do discurso para uma orientação argumentativa. O trabalho se apresenta como uma pesquisa bibliográfica com a abordagem qualitativa, por reunir teorias e analisar artigos de opiniões da edição Jornal folha de São Paulo (2022), centrados em 3 artigos de opinião, seguindo uma mesma temática, com um víeis político. Foram analisados de forma sequenciada, atrelada a ordem de publicação de cada artigo, observando os processos referencias na construção argumentativa. De acordo com as concepções de Almeida (2019), Koch (2003), Koch (2022), Batista (2016), Marcuschi (2008) entre outros autores que desempenham o estudo do texto. A partir das análises, percebemos que os processos referenciais são atividades sócio-discursivas por se atrelarem ao posicionamento do produtor do texto, inferindo relações argumentativas sobre o objeto do discurso.
Descrição: FERREIRA, Taiza Vieira. Referenciação e argumentação: estudo de processos referenciais no gênero artigo de opinião. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27252
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taiza Vieira FerreiraPDF - Taiza Vieira Ferreira1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF -Termo de depósitoPDF -Termo de depósito256.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.