Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27257
Título: Análise do perfil eritrocitário de mulheres diagnosticadas com câncer de mama submetidas a quimioterapia antineoplásica em uma Unidade de Alta Complexidade Oncológica no interior da Paraíba
Autor(es): Farias, Any Franciely Rodrigues Neves
Palavras-chave: Oncologia
Neoplasia Mamária Maligna
Eritrograma
Anemia
Data do documento: 11-Abr-2022
Resumo: O câncer consiste em um conjunto de centenas de patologias, em que todas possuem algo em comum: o desenvolvimento de células anormais de forma desordenada e descontrolada, uma desorganização genética e epigenética ocasionada por mutações do ácido desoxirribonucleico – DNA – e adquiridas naturalmente ou por questões ambientais. Especificamente em relação ao câncer de mama, este se encontra entre as causas de morte mais frequentes do mundo. Este estudo objetivou analisar o perfil eritrocitário de mulheres diagnosticadas com câncer de mama e que foram submetidas a quimioterapia antineoplásica numa Unidade de Alta Complexidade Oncológica no interior da Paraíba, tratando-se, quanto à metodologia, de um estudo retrospectivo, quantitativo e descritivo. A amostra foi composta por 47 pacientes do gênero feminino submetidas a tratamento oncológico, no ano de 2016. Como resultado, observou-se que o eritrograma das mulheres submetidas a tratamento antineoplásico, em especial a quimioterapia como principal modalidade, apresentam uma redução leve ou moderada no quantitativo de hemácias, da hemoglobina e do hematócrito, embora sem alterações significativas nos índices hematimétricos, caracterizando um quadro de anemia leve que provavelmente está associada a doença crônica. É necessário desenvolver protocolos específicos e explorar ações terapêuticas, com o auxílio do monitoramento de exames laboratoriais, visando diminuir os riscos de reações adversas que o tratamento quimioterápico antineoplásico pode ocasionar, favorecendo a qualidade de vida das pacientes.
Descrição: FARIAS, Any Franciely Rodrigues Neves. Análise do perfil eritrocitário de mulheres diagnosticadas com câncer de mama submetidas a quimioterapia antineoplásica em uma Unidade de Alta Complexidade Oncológica no interior da Paraíba. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27257
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Any Franciely Rodrigues Neves Farias.pdfTCC - Any Franciely Rodrigues Neves Farias.pdf376.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf197.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.