Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2726
Título: O (pac)to para seguir mudando o Brasil, da ruptura à infraestrutura; como alicerce , Lula: análise do discurso do programa eleitoral de Dilma Rousseff nas eleições 2010
Autor(es): Neves, Helidiane Célly
Palavras-chave: Eleições 2010
Dilma Rousseff
Discurso Político
Presidente da República
Programa eleitoral
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar o discurso político de Dilma Rousseff enquanto candidata à Presidência da República do Brasil nas eleições 2010. Para tal selecionamos como Corpus do nosso trabalho o Programa Político, apresentado pela candidata, dentro do Horário Eleitoral Obrigatório da coligação “Para o Brasil Seguir Mudando”, veiculada na TV. Mas o processo de coleta se deu através do site de relacionamento youtube, visando a facilidade na propagação e no acesso do conteúdo objetivado. Escolhemos como metodologia a escola francesa da Análise do Discurso, pois entendemos que a AD é responsável por investigar as entrelinhas de um dado discurso e a partir daí identificar o dito e o não-dito, além de conhecer os efeitos de sentidos que se baseiam em um processo sócio-histórico-cultural. Optamos por analisar o discurso de Dilma Rousseff, por observar a possibilidade da eleição da primeira mulher presidente na História do Brasil e, por considerar a vantagem que a candidata tinha em relação aos seus adversários, em sua maioria homens, pois contava como principal cabo eleitoral, Lula, considerado o presidente mais popular do país. Além disso, esta monografia se justifica por tentar conhecer como Dilma se portava diante às eleições, qual o discurso assumido por ela e qual o personagem espetacular que ela se vestiu para desconstruir a imagem de mulher autoritária, arrogante. A pesquisa em questão concluiu que o discurso mais usado por Dilma na campanha coloca, Lula, como lastro de credibilidade e sustentação ao que era pronunciado por ela. Concluiu também que o sucesso, considerado pelo PT, dos programas sociais, em especial do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento - foi determinado a partir da coordenação de Dilma. E, por fim, vimos dentro dos programas analisados, a exaltação do crescimento infraestrutural e econômico que aconteceu no Brasil durante os 8 anos do governo Lula.
Descrição: NEVES, H. C. O (pac)to para seguir mudando o Brasil, da ruptura à infraestrutura; como alicerce, Lula: análise do discurso do programa eleitoral de Dilma Rousseff nas eleições 2010. 2012. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2726
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helidiane Célly Neves.pdfHelidiane Célly Neves787.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.