Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2727
Título: A ocupação nas encostas do balneário “O Quebra”- Areia-PB
Autor(es): Costa, Ozana da Silva
Palavras-chave: Geografia - Expansão Urbana
Ocupação de Encostas
Plano Diretor Municipal – Areia/PB
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: A ocupação urbana nas cidades brasileiras, geralmente, ocorre desprovida de um planejamento que contemple aspectos físicos e socioeconômicos como também sem a previsão de uma expansão urbana no futuro. Essa inobservância tem contribuído de maneira significativa para a ocupação de áreas inadequadas principalmente quando se trata de cidades com relevo acidentado, como a Cidade de Areia onde se desenvolveu a presente monografia, especificamente na área do Balneário “O Quebra” tendo como objetivo mostrar o processo de ocupação nas encostas locais a partir do crescimento urbano acelerado. Apontando-se a questão ambiental nas áreas de encostas e analisando as condições socioeconômicas da população residente. O trabalho agrega conhecimentos Físicos e Humanos da Geografia, que envolvem as condições do relevo local e os processos de urbanização da cidade, podendo ser útil para esclarecer a população a respeito dos riscos ambientais decorrente da ocupação de áreas íngremes. Os dados levantados foram sintetizados e apresentados, apontando-se para a necessidade do planejamento local e para a elaboração e execução do Plano Diretor Municipal, obrigatório para os municípios com mais de 20.000 habitantes a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988.
Descrição: COSTA, O. da S. A ocupação nas encostas do balneário “O Quebra”- Areia-PB. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2727
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ozana da Silva Costa.pdfOzana da Silva Costa2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.