Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27292
Título: A utilização de metodologias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem de Inglês como língua estrangeira
Autor(es): Alves, Silmara das Neves
Palavras-chave: Metodologias
Ensino-aprendizagem
Inglês
Escola
Data do documento: 11-Jul-2022
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir de experiências adquiridas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) no decorrer da pesquisa é proposto que seja refletido sobre a utilização dos métodos de ensino como facilitadores no processo da aquisição de uma nova língua. O objetivo geral deste estudo é analisar as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem de Inglês como LE nas escolas. Temos como objetivos específicos: 1) relatar a importância da língua e metodologia como facilitadoras na aquisição da língua inglesa; 2) discutir as dificuldades dos alunos de Inglês nas escolas e 3) debater sobre a importância de desenvolver a curiosidade e autonomia do aluno. A metodologia utilizada se caracteriza como uma pesquisa de levantamento bibliográfico, de caráter exploratório e com uma abordagem qualitativa, observando os diferentes pontos de vista que influenciam o ensino-aprendizagem de Inglês como LE nas escolas. Como aporte teórico foram utilizados os seguintes autores: Oliveira (2014), Leffa (1999/2009), Lima (2009), Paiva (2005), Tamura (2006), Nunan (2015), Freire (1996/1987), Harmer (2007), dentre outros que abordam temáticas relacionadas ao ensino de línguas. Os resultados demonstram a relevância de englobar diferentes metodologias, na medida que existem diferentes realidades presentes nas escolas. Portanto, debater sobre a importância de facilitar a aprendizagem e desenvolver a autonomia do aluno, é uma forma de abrir caminhos para o incentivo do aprendizado de Inglês como LE.
Descrição: ALVES, S. das N. A utilização de metodologias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27292
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silmara das Neves AlvesPDF - Silmara das Neves Alves817.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.