Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/273
Título: Capacidade funcional de idosos portadores de Diabetes Melitus tipo II
Autor(es): Silva, Ana Paula Jacinto da
Palavras-chave: Saúde do idoso
Capacidade funcional
Saúde pública
Data do documento: 24-Set-2012
Resumo: Com o envelhecimento da população brasileira, surgiu a questão de como melhorar a qualidade de vida deste publico, e um dos elementos para que isso aconteça é a manutenção da capacidade funcional, ou seja, proporcionando maior autonomia e menor dependência dos idosos. Portanto, este artigo tem como objetivo geral avaliar a capacidade funcional de idosos portadores de Diabetes Melitus Tipo II e como objetivos específicos classificar a capacidade funcional dos idosos; analisar a relação entre os níveis de capacidade funcional e a prática de atividade física. A população era composta por idosos portadores de Diabetes Melitus Tipo II, que eram regularmente atendidos na Unidade I de saúde da família Paulo de Souza, da cidade de Montadas – PB, a amostra correspondia a 30% da população existente, equivalente a 30 idosos. Para esta avaliação foram utilizadas como instrumentos uma anamnese e a Bateria de testes motores propostos pela AAHPERD. Diante dos dados analisados foi possível verificar que o nível da capacidade funcional foi classificado como Muito Fraco, sabendo também que o Diabetes Melitus pode ser considerado como um dos fatores que ocasionam o agravo desta função.
Descrição: SILVA, A. P. J da. Capacidade funcional de idosos portadores de Diabetes Melitus tipo II. 2011. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/273
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Jacinto da Silva.pdfAna Paula Jacinto da Silva625.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.