Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27301
Título: A Administração Pública do Município de Várzea- PB Sob a Visão do Índice de Gestão Fiscal da Firjan (IFGF)
Autor(es): Araújo, Victor de Medeiros
Palavras-chave: Administração pública
Desenvolvimento regional
Autonomia administrativa
Índice de gestão fiscal
Data do documento: 7-Jul-2022
Resumo: O presente artigo discute as consequências sociais, políticas e financeiras sob a ótica da autonomia administrativa proporcionada pela criação dos municípios abarcada pela Constituição Federal de 1988, tendo como estudo de caso o município de Várzea- PB, localizado na mesorregião paraibana da Borborema. Para realização do trabalho, a pesquisa se baseou nos indicadores fiscais da Firjan (IFGF) e correlacionando com os indicadores de desenvolvimento municipal (IFDM). Perante o exposto, o objetivo geral da pesquisa é avaliar a gestão fiscal do município sob a perspectiva do indicador gestão fiscal da Firjan (IFGF) para compreender os níveis de desenvolvimento econômicos e sociais alcançados pelo o município estudado’. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, fazendo coleta de dados e correlacionando com os dados secundários pesquisados no banco de dados da Firjan, juntamente com a bibliografia para compreender os fenômenos sociais que os municípios proporcionam no desenvolvimento de uma região. Os indicadores mostraram como a falta de política voltada para o desenvolvimento local assim como as desigualdades regionais expôs índices críticos nos indicadores fiscais e de desenvolvimento municipal, desta forma, o trabalho evidencia a falta de políticas eficientes aliada com uma gestão responsável para fomentar o desenvolvimento e alavancar as atividades econômicas locais.
Descrição: ARAÚJO, V. M. A administração pública do município de Várzea - PB sob a visão do índice de gestão fiscal da Firjan (IFGF). 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27301
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Victor de Medeiros AraújoTCC - Victor de Medeiros Araújo586.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito481.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.