Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27302
Título: Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares Durante a Pandemia da Covid-19: Impactos e Desafios Sob a Ótica do Gestor da Associação de Catadores do Município de Patos/PB
Autor(es): Lima, Jamily Neves de
Palavras-chave: Gestão resíduos sólidos
Resíduos sólidos domiciliares
Coleta seletiva
Pandemia da Covid-19
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: A gestão dos resíduos sólidos tem enfrentado inúmeras dificuldades. Além das já vivenciadas, surge, no ano de 2020, a pandemia da Covid-19. Nesse período, um novo tipo de resíduo foi incrementado nos resíduos sólidos domiciliares, os resíduos de serviços de saúde, o que implica risco de contaminação aos trabalhadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. Assim, viu-se a necessidade dos municípios e dos próprios catadores, dentro das Cooperativas e/ou Associações, elaborarem novas formas de manusear esses materiais. Desse modo, o problema dessa pesquisa é identificar como os resíduos sólidos foram manejados pelos catadores no período de pandemia da Covid-19 e tem como objetivo analisar a gestão dos resíduos sólidos domiciliares na pandemia da Covid-19 na perspectiva do gestor da Associação das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Patos/PB. Para isso, a pesquisa se procedeu por meio do método qualitativo, descritivo, documental e de campo. Assim, através da pesquisa aplicada, foi possível verificar que o manuseamento dos resíduos sólidos nesse período não mudou muita coisa do habitual, o que modificou foram as dificuldades e desafios que se intensificaram mais, tais como: a falta de material de higiene; falta de informações para o gerenciamento dos resíduos; população desinformada quanto ao descarte; falta de escala diferenciada devido ao pequeno número de trabalhadores; e o afastamento dos catadores por se enquadrarem no grupo de risco, acarretando prejuízo no recolhimento do material.
Descrição: LIMA, J. N. Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares durante a Pandemia da Covid-19: impactos e desafios sob a ótica do gestor da associação de catadores do Município de Patos/PB. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27302
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jamily Neves de SilvaTCC - Jamily Neves de Silva1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de depósito248.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.