Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27313
Título: Planejamento racional, síntese e bioavaliação de novos candidatos a fármacos leishmanicidas baseados em protótipos 2-aminotiofênicos
Autor(es): Mélo, Natália Barbosa de
Palavras-chave: Química medicinal
Planejamento de fármacos
Reação de Gewald
Citotoxicidade
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: As doenças infecciosas negligenciadas acometem principalmente as populações de baixa renda, residentes em locais de maior vulnerabilidade. A leishmaniose se enquadra nesse grupo e é causada por protozoários pertencentes ao gênero Leishmania. Dificuldades como difícil administração e a existência de efeitos despertam na categoria científica um olhar centrado na busca de compostos orgânicos que possuam boa eficácia, fácil acesso, baixa toxicidade e fácil administração. Os derivados 2-aminotiofenos são um grupo de compostos que vem apresentando boa atividade contra as formas amastigotas e promastigotas de Leishmania. Além de serem moléculas com boa atividade biológica e baixa toxicidade, são facilmente obtidas por meio da clássica Reação de Gewald. Estudos anteriores demonstram uma promissora atividade antileishmania in vitro para os híbridos tiofeno-indóis, esse ponto foi avaliado a partir de variações no tamanho do anel cicloalquila ligado ao núcleo tiofeno, seguido de variações de susbtituições no anel indol. Nesse contexto, o presente projeto visou obter sinteticamente novos derivados 2-aminotiofeno-3-carbonitrila candidatos a fármacos leishmanicidas, através da realização da modificação molecular de protótipos 2-aminotiofeno-3-carboxamidas, a fim de verificar a importância do padrão de substituição da posição C-3 do anel tiofênico. No presente estudo foram obtidos 10 novos derivados 2-aminotiofênicos. Os espectros de 1H e 13C (DEPT) comprovaram a formação dos compostos planejados. Todos os compostos apresentaram bons rendimentos que variaram de 34 a 89%, tendo o composto 6CNP02 apresentado maior porcentagem. Quanto aos testes de atividade, quatro dos dez compostos sintetizados apresentaram atividade inibitória sobre o crescimento das formas promastigotas das espécies de Leishmania analisadas. Sendo eles os compostos 6CNP02, 6CNP03, 6CNP09 e 6CNP10. O composto com menor valor de IC50 e de IS foi o 6CNP10 (IC50 = 2,11 μM) frente a Leishmania infantum, o qual apresenta o anel indol substituído na posição C-6 pelo grupamento ciano. O composto 6CNP10 além de apresentar atividade antileishmania, apresentou também os melhores índices de atividade quando relacionado as drogas de referência também testadas que já vêm sendo utilizadas no tratamento da leishmaniose, indicando assim uma menor citotoxicidade a células do ser humano. Por fim, conclui-se que a modificação bioisostérica realizada nesse estudo não conferiu melhores valores de IC50 às moléculas sintetizadas, sendo assim observa-se que a troca do grupamento amida pela nitrila na posição C-3 do anel tiofênico não é tão favorável.
Descrição: MÉLO, Natália Barbosa de. Planejamento, síntese e bioavaliação de novos candidatos a fármacos leishmanicidas baseados em protótipos 2-aminotiofênicos. 2022. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27313
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Natália Barbosa de MéloTCC - Natália Barbosa de Mélo3.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito101.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.