Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2732
Título: Percepção do bioma caatinga de educadores, educadoras, educandos e educandas de uma escola municipal do semiárido paraibano
Autor(es): Santos, Pedro José Aleixo dos
Palavras-chave: Caatinga
Educação Ambiental
Percepção ambiental
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O cenário de degradação ambiental do planeta Terra coloca em risco a estabilidade dos ecossistemas, sobrevivência da biodiversidade e a própria existência da espécie humana levantando questionamentos quanto a sua forma de conceber as relações econômicas, sociais, políticas e ecológicas. No bioma Caatinga, a intervenção humana é responsável pela intensificação do processo de desertificação caracterizado pela degradação e salinização do solo, diminuição da cobertura vegetal e perda de áreas agricultáveis, acarretando sobre a população humana presente na região consequências que vão desde a diminuição da renda familiar decorrente da menor produtividade, até a marginalização e baixa autoestima ante as demais regiões brasileiras. Sabendo que a ação humana no ambiente é reflexo do modo como o percebe, este trabalho teve por objetivo analisar a percepção ambiental de docentes e discentes de uma escola pública municipal da cidade de Olivedos- PB atuantes no ensino fundamental II, relacionando a percepção as características e a valorização do bioma Caatinga. Trata-se de uma pesquisa participante realizada no período de Março a 2011 a março de 2012 na cidade de Olivedos- PB, mesorregião do Curimataú Ocidental paraibano. Os dados foram coletados através do MEDICC- Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento para o Meio Ambiente, no qual através da aplicação de dinâmicas, o processo de sensibilização as causas ambientais é simultâneo à coleta de dados. Foi possível constatar que os atores da pesquisa concebem o bioma onde residem numa visão eminentemente ecológica, caracterizada pela ênfase aos elementos naturais, como: clima, fauna, flora e problemas ambientais enfrentados na região, assemelhando-se a maneira como a Caatinga é estereotipada através dos meios multimidiáticos. A percepção ambiental dos educadores e educadoras não exerce influência significativa para a formação da percepção dos educandos e educandas, apontando que o modo como a temática está inserida no ambiente escolar é incompatível com a ruptura de paradigmas pressuposta através da Educação Ambiental, reduzindo-se a abordagem do tema nas aulas de ciências e geografia, refletindo a inexistência da temática no currículo da escola e a carência de formação inicial e continuada dos profissionais da educação inseridos no ensino fundamental II no período em que a pesquisa foi realizada.
Descrição: SANTOS, P. J. A. dos. Percepção do bioma caatinga de educadores, educadoras, educandos e educandas de uma escola municipal do semiárido paraibano. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2732
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro José Aleixo dos Santos.pdfPedro José Aleixo dos Santos2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.