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dc.contributor.authorSantiago, Laís Pereira-
dc.date.accessioned2022-08-03T14:36:33Z-
dc.date.available2022-08-03T14:36:33Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27330-
dc.descriptionSANTIAGO, L. P. Espelho, espelho meu, será que existe alguém assim como eu? Literatura e cultura afro-brasileira em foco na educação infantil. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA lei 10.639/03, criada em função da necessidade de se estudar história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, ocasionou abertura para uma produção literária pautando temas para além do proposto em obras que, até então, eram carregadas de estereótipos europeus impondo padrões de beleza característicos da pele branca, como olhos claros, cabelos lisos, longos e loiros. Em função da diversidade étnico-racial, fez-se urgente a inclusão de conteúdos que representem positivamente o povo negro. Partindo-se desse ponto, este artigo tem como objetivo analisar a representação da família e ancestralidade na formação de uma educação antirracista e de uma identidade étnico-racial positiva como também destacar as etapas iniciais do ensino infantil trabalhando com obras literárias que tragam referenciais positivos através dos personagens negros. O objeto de estudo é o livro Betina, de Nilma Lino Gomes, abordando a temática do cabelo afro como simbologia positiva da identidade negra e a importância da família como principal representante identitário. Para essa pesquisa de cunho analítico e bibliográfico, destacam-se, como fundamentação teórica os estudos de Santana (2006); Anjos (2005); Lima (2005); Dias (2005); Gomes (2005); Cavalleiro (2003 e 2006); Oliveira (2005); Gomes (2002); Souza (2016); Ferreira (2002); Gomes (2003). Em síntese, verifica-se a importância das relações familiares, assim como do debate escolar trazendo temas étnico-raciais em sala de aula como um direcionamento efetivo na afirmação e construção identitária da criança negra. Assim, a literatura possibilita essa construção conosco mesmo e com o outro, fortificando a importância do respeito às diversas etnias, culturas e povos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Maria Suely da Costapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectIdentidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.titleEspelho, espelho meu, será que existe alguém assim como eu? Literatura e cultura afro-brasileira em foco na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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