Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27335
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Gioclecio Muniz | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-03T14:58:33Z | - |
dc.date.available | 2022-08-03T14:58:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.117 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27335 | - |
dc.description | LIMA, G. M. de. A importância do multiculturalismo nos anos iniciais do ensino fundamental: percepções e experiências de professoras da rede municipal de Duas Estradas/PB. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante de uma realidade em que pessoas de diferentes origens, crenças, cores e sexualidades convivem, a educação não pode se furtar de abranger toda essa diversidade. Uma educação multicultural é necessária para dar voz e visibilidade para grupos antes silenciados. O objetivo geral é analisar como o Multiculturalismo está presente nas práticas das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: conhecer como o multiculturalismo é abordado, discutindo o tema a partir de conceitos teóricos, e no cotidiano escolar; compreender como algumas políticas públicas resultaram em conquistas importantes para uma educação multicultural; verificar como docentes da rede municipal de Duas Estradas/PB têm trabalhado a questão multicultural em sala de aula. Utiliza-se do método de pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas. O percurso teórico girou em torno de pesquisas feitas por Albuquerque Júnior (2012), Cury (2008), McLaren (2000), Moreira e Candau (2008), Sacristán (1995) e Silva (2006). Algumas leis e diretrizes também são utilizadas: Brasil (2003; 2004; 2008); Brasil, MEC, SECAD (2006). Os resultados do estudo apontam que a educação multicultural é vista como algo positivo e que a Lei 10.639/03 ainda não tem sido plenamente cumprida nas escolas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sheilla Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | A importância do multiculturalismo nos anos iniciais do ensino fundamental: percepções e experiências de professoras da rede municipal de Duas Estradas/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gioclecio Muniz de Lima | PDF - Gioclecio Muniz de Lima | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 380.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.