Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27349
Título: A educação do e no campo e as lições da pandemia da COVID-19
Autor(es): Cassemiro, Valquíria Bento
Palavras-chave: Educação do Campo
Ensino Remoto
Estágio Supervisionado
Pandemia do Covid19
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: Esse trabalho tem o objetivo de refletir sobre os desafios do processo de ensino e aprendizagem, em uma escola pública do campo, no contexto da pandemia da Covid-19. Assume como foco de análise a experiência vivenciada no Componente Estágio Supervisionado I, através das observações e regências realizadas em uma turma de Educação Infantil. Para alcançar os objetivos instituídos, utilizou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, com apoio em leituras de referenciais bibliográficos e relatos da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado I, registrados no diário de campo. Teoricamente, o estudo baseou-se na leitura de obras de autores(as) como: Arroyo e Fernandes (1999), Fernandes e Molina (2005), Pimenta (1999), Pimenta e Lima (2005/2006), entre outros que discutem as questões referentes a educação do e no campo, estágio e docência, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Além disso, recorreu-se a documentos oficiais, a exemplo da Constituição Federal de 1988, do ECA e da LDB 9.394/96, como leituras imprescindíveis à discussão proposta pelo objeto de estudo. Como conclusão, evidenciou-se que o ensino, de caráter remoto e emergencial, desenvolvido na pandemia da Covid-19, especialmente nas escolas do campo, como evidenciado no Estágio, precisa exceder as marcas da precarização do ensino, caracterizadas pela dificuldade de acesso a dispositivos tecnológicos, a restrição da cobertura da internet e a ausência de uma formação docente adequada para uma atuação segura, frente aos desafios impostos por esse contexto complexo e desafiador.
Descrição: CASSEMIRO, V. B. A educação do e no campo e as lições da pandemia da COVID-19. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27349
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valquíria Bento CassemiroPDF - Valquíria Bento Cassemiro458.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito765.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.