Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27352
Título: Violência doméstica contra a mulher e a pandemia da covid-19: algumas considerações a partir da Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio no Estado da Paraíba
Autor(es): Morais, Luana Aires
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Lei Maria da Penha
Feminicídio
Pandemia COVID-19
Data do documento: 15-Dez-2021
Série/Relatório no.: ;362.8
Resumo: O presente estudo trata da violência contra a mulher e seu agravamento no contexto da pandemia da COVID-19. Resulta de uma pesquisa documental e bibliográfica realizada com o objetivo geral de analisar como se configura a violência praticada contra mulheres, principalmente no âmbito familiar e doméstico no contexto da pandemia da COVID-19, especificamente no Estado da Paraíba. O estudo tem uma abordagem qualitativa e fundamenta-se no método crítico-dialético, o qual permite analisar os fenômenos numa perspectiva de totalidade. Os resultados sugerem que, apesar dos dispositivos legais instituídos pelo Estado brasileiro e as políticas públicas constituídas ao longo dos anos, o índice de violência doméstica e de feminicídios cresceram, sobretudo, no contexto atual de pandemia, sendo influenciado pelo isolamento social e intensificado pela necessidade de maior tempo de convivência entre vítima e agressor, relacionando-se com situações dramáticas na vida da família como o desemprego, os problemas financeiros, de saúde, entre outros.
Descrição: MORAIS, Luana Aires. Violência doméstica contra a mulher e a pandemia da Covid-19: algumas considerações a partir da Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio no Estado da Paraíba. 2021. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27352
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO FINAL.pdfTERMO FINAL1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC Luana Aires - Versão Final Depósito.pdfPDF TCC LUANA AIRES507.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.