Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2736
Título: Análise da percepção ambiental sobre a formação vegetacional caatinga e o incentivo da pesquisa científica no ensino fundamental
Autor(es): Sena, Luana Cristina Pinto da Costa
Palavras-chave: Caatinga
Flora nordestina
Mídia
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O objetivo desse trabalho é entender porque a caatinga é ainda uma vegetação com pouca proteção, e ainda pouco conhecida pelos pesquisadores, ela é predominante no nordeste brasileiro tem um aspecto, em sua grande parte, esbranquiçado e pouco atrativo, pois parece uma vegetação já morta, entretanto, as espécies que vivem na caatinga se adaptam a escassez de água, já que essa região é bastante seca. Foram aplicados questionários com alunos em uma escola da rede municipal de Campina Grande, para se observar a percepção deles a respeito da caatinga, e o estímulo à pesquisa que a escola oferece aos alunos. Os questionários foram aplicados para 40 alunos de diferentes séries buscando avaliar o nível de conhecimento de cada aluno e analisar como eles são estimulados a pesquisa pelos professores que tem papel fundamental na formação de futuros pesquisadores, além de ressaltar a importância da mídia na formação do intelecto das pessoas, visto que os entrevistados reconhecem que não tem estimulo à pesquisa, alem de perceberem, na maioria que o ensino público não correspondem as necessidades de aprimoramento do conhecimento, outro fato relevante é a mídia principalmente televisionada que passa uma informação incompleta e partidária, tentando impor indiretamente uma idéia como verdadeira e única.
Descrição: SENA, L. C. P. da C. Análise da percepção ambiental sobre a formação vegetacional caatinga e o incentivo da pesquisa científica no ensino fundamental. 2013. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2736
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Cristina Pinto da Costa Sena.pdfLuana Cristina Pinto da Costa Sena744.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.