Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27365
Título: Cinema e infância: discussão para uma formação crítica e cultural na educação infantil
Autor(es): Silva, Julyety Martiliano da
Palavras-chave: Cinema
Infância
Identidade
Papel Social
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: O presente estudo pretende trazer à tona as contribuições do cinema para a formação crítica e cultural na educação infantil. A questão central do estudo é: como lançar mão do cinema e do audiovisual no espaço de sala de aula? Entendendo que, o professor da educação infantil pode trabalhar com o cinema, não apenas exibindo filmes, mas criando as condições para o desenvolvimento de produções cinematográficas pelos próprios alunos, possibilitando a formação da identidade dos estudantes e promovendo o cinema nacional como artefato cultural importante nesse processo. Neste sentido, perceber como funciona essa pedagogia do cinema é um desafio. Enfim, deve-se compreender o lugar da arte cinematográfica como espaço de criação que é a sala de aula, no dinamismo do cotidiano das escolas e na valorização do protagonismo infantil. Desta forma, objetiva-se discutir como o cinema pode contribuir para a formação crítica e cultural dos sujeitos, explorando a realidade social que se caracteriza em diversos aspectos (distribuição desigual de bens e serviços, configuração e ordem, etc). A opção feita foi pela abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório e natureza bibliográfica, e tomou como fundamentação teórica as leituras de escritos de Pierre Bourdieu (2010), para entender as relações entre o cinema e a sociedade, no que confere ao campo educativo, e como atua a esse respeito na escola, considerou-se também os estudos promovidos pela pesquisadora Adriana Fresquet (2015), o cineasta e autor Jean Claude Bernardet (1990) e Rosália Duarte (2002), no trato sobre o cinema e a educação. E acerca do imaginário infantil nas práticas educativas, por meio de leituras de artigos e periódicos, sobretudo da produção do psicólogo Lev Semenovich Vigotski (2009). Cabe destacar que, durante o estudo, encontramos iniciativas que contribuem para a valorização de uma educação popular, voltada a uma postura crítica com relação à cultura de um povo, através do cinema nacional com importância para prática cinematográfica e pedagógica na infância, sobretudo em sala de aula. Palavras-chave: Cinema. Infância. Identidade. Papel Social.
Descrição: SILVA. J. M. da. Cinema e Infância: discussão para uma formação critica e cultural na educação infantil. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27365
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julyety Martiliano da SilvaPDF - Julyety Martiliano da Silva1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito708.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.