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dc.contributor.authorGomes, Lidiane-
dc.date.accessioned2022-08-04T03:04:22Z-
dc.date.available2022-08-04T03:04:22Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27366-
dc.descriptionGOMES, L. Ensino médio integral - ECI - PB: análise sobre a sua implementação na Escola de Ensino Médio José Soares de Carvalho, Guarabira/PB. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade apresentar, a partir da minha experiência como estagiária na Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, em Guarabira, as minhas percepções sobre como aconteceu a implementação da Escola Cidadã Integral (ECI) nesta unidade escolar. Fez parte da metodologia, a leitura sobre esse Programa Curricular: ECI; uma vez que buscamos informações em sites do Governo do Estado da Paraíba (PB) e outros autores que tratam a respeito dessa temática, tais como: Araújo e Nunes (2019) e Leite (2019), para compreender a importância de propostas de mudanças curriculares nas Escolas Públicas de Educação Básica. Além desses estudiosos, Januário (2008) e Lima e Pimenta (2011) fundamentaram a importância do Estágio Supervisionado na formação da Licenciatura. Ademais, a nova modalidade de ensino que foi colocada em prática na escola José Soares de Carvalho apresentou-se com um grande desafio de adaptação por meio do corpo docente que compunha essa Instituição de Ensino. Um dos grandes obstáculos consistiu na série de mudanças que a escola teria que realizar para acomodar os alunos, em período integral; ou seja, na sua infraestrutura física e pedagógica, para assim, conseguir realizar o Plano Político Pedagógico (PPP) para melhor receber o novo ensino. Em síntese, constatamos que, antes de qualquer mudança em uma modalidade de ensino, é preciso se atentar para as questões básicas de funcionamento das escolas: a sua infraestrutura; a formação profissional dos professores e gestores; a realidade dos discentes; assim como, a escolha adequada dos Parâmetros Curriculares.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciana Calissipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral (ECI)pt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.titleEnsino médio integral - ECI - PB: análise sobre a sua implementação na Escola de Ensino Médio José Soares de Carvalho, Guarabira/PB.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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