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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gomes, Lidiane | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T03:04:22Z | - |
dc.date.available | 2022-08-04T03:04:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27366 | - |
dc.description | GOMES, L. Ensino médio integral - ECI - PB: análise sobre a sua implementação na Escola de Ensino Médio José Soares de Carvalho, Guarabira/PB. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como finalidade apresentar, a partir da minha experiência como estagiária na Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, em Guarabira, as minhas percepções sobre como aconteceu a implementação da Escola Cidadã Integral (ECI) nesta unidade escolar. Fez parte da metodologia, a leitura sobre esse Programa Curricular: ECI; uma vez que buscamos informações em sites do Governo do Estado da Paraíba (PB) e outros autores que tratam a respeito dessa temática, tais como: Araújo e Nunes (2019) e Leite (2019), para compreender a importância de propostas de mudanças curriculares nas Escolas Públicas de Educação Básica. Além desses estudiosos, Januário (2008) e Lima e Pimenta (2011) fundamentaram a importância do Estágio Supervisionado na formação da Licenciatura. Ademais, a nova modalidade de ensino que foi colocada em prática na escola José Soares de Carvalho apresentou-se com um grande desafio de adaptação por meio do corpo docente que compunha essa Instituição de Ensino. Um dos grandes obstáculos consistiu na série de mudanças que a escola teria que realizar para acomodar os alunos, em período integral; ou seja, na sua infraestrutura física e pedagógica, para assim, conseguir realizar o Plano Político Pedagógico (PPP) para melhor receber o novo ensino. Em síntese, constatamos que, antes de qualquer mudança em uma modalidade de ensino, é preciso se atentar para as questões básicas de funcionamento das escolas: a sua infraestrutura; a formação profissional dos professores e gestores; a realidade dos discentes; assim como, a escolha adequada dos Parâmetros Curriculares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciana Calissi | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Escola Cidadã Integral (ECI) | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.title | Ensino médio integral - ECI - PB: análise sobre a sua implementação na Escola de Ensino Médio José Soares de Carvalho, Guarabira/PB. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
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