Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27370
Título: Carreadores lipídicos nanoestruturados contendo ftalocianina dispersos em materiais híbridos associados a terapia fotodinâmica para a candidíase vulvovaginal
Autor(es): Araújo, Sara Efigênia Dantas de Mendonça y
Palavras-chave: Antifúngico
Nanobiotecnologia
Candidíase
Fotoquimioterapia
Data do documento: 25-Jul-2022
Resumo: A candidíase vulvovaginal (CVV) é uma infecção fúngica causada principalmente pela Candida albicans. Essa infecção atinge cerca de 75% das mulheres pelo menos uma vez na vida, os principais sintomas são pruridos, dor e desconforto na vulva e vagina. A Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana (aPDT) é uma estratégia de tratamento alternativa, baseada em reações fotoquímicas oxidativas. A hexadecaflúorftalocianina (ZnPcF16) é uma ftalocianina (FC) capaz de gerar espécies reativas de oxigênio (EROS), porém, possui baixa solubilidade em meio fisiológico. Com isso, os carreadores lipídicos nanoestruturados (CLN), podem contornar essa problemática. Contudo, são fluidos, o que não é ideal para uma administração vulvovaginal, assim, a dispersão em materiais híbridos (U-PEO) pode ser uma alternativa para atuar na liberação sustentada in situ da FC. O objetivo do trabalho foi desenvolver CLN contendo FC dispersos em U-PEO associados com a aPDT para administração vulvovaginal capazes de inibir o crescimento de C. albicans no tratamento da CVV. Os CLN foram obtidos por fusão-emulsificação. Os materiais híbridos foram produzidos por reação de alcoóxido modificado e polímeros modificados. A análise visual demonstrou que, o CLN e CLN-ZnPcF16 não apresentaram separação de fase ou precipitados, durante 90 dias. Os U-PEO obtidos se demonstraram macroscopicamente uniformes e sem a presença de trincas, fissuras, bolhas ou precipitados. A espectroscopia no infravermelho (FTIR) sugeriu que não ocorreu surgimento de novas ligações e nem supressão de grupamentos químicos quando disperso o CLN no U-PEO. A análise térmica diferencial (DTA) e termogravimetria (TG) demonstraram que houve maior estabilidade térmica do CLN-ZnPcF16 quando dispersos no material em relação aos seus isolados. Não foi observado incompatibilidade entre os excipientes ativos e inertes. O resultado in vitro contra C. albicans, na avaliação da atividade por difusão em ágar demonstrou uma atividade superior para o material hibrido contendo a ZnPcF16 incorporada no carreador (U-PEO+CLN-ZnPcF16) em relação ao controle positivo, azul de metileno (AM) quando aplicada a aPDT, com os halos de inibição de 15 mm e 10 mm, respectivamente. Ademais, quando isolados o CLN e U-PEO apresentaram halos de 8 mm e 9 mm, respectivamente, podendo ter manifestado sinergismo quando associado. Assim, esses resultados evidenciam o potencial da formulação para o tratamento de CVV ocasionada por C. albicans.
Descrição: ARAUJO, Sara Efigênia D. de M. y. Carreadores lipídicos nanoestruturados contendo ftalocianina dispersos em materiais híbridos associados a terapia fotodinâmica para a candidíase vulvovaginal. 2022. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27370
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sara Efigênia Dantas de Mendonça y AraújoTCC - Sara Efigênia Dantas de Mendonça y Araújo1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito241.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.