Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27373
Título: Avaliação física empírica e reológica de ligante asfáltico modificado com o ácido graxo da borra do óleo de soja para uso em misturas asfálticas recicladas
Autor(es): Oliveira Neto, Hugo Ribeiro de
Palavras-chave: Pavimentação
Agente Rejuvenescedor
Resíduos
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: Devido ao constante crescimento do tráfego, associado ao peso dos veículos, o número de casos de deterioração precoce dos revestimentos asfálticos tem aumentado frequentemente, gerando defeitos na camada de revestimento asfáltico, como deformações permanentes, gerando a necessidade da aplicação de procedimentos de manutenção e reparos da camada de revestimento, gerando ainda mais resíduos. O processo de manutenção gera um resíduo de grande valor na composição de novas mistura, o RAP (Reclaimed Asphalt Pavement). Quando retirado o RAP possui uma elevada rigidez, deixando-o mais vulnerável a trincas prematuras. Com o objetivo de recuperar as propriedades reológicas do ligante e melhorar o processo de reciclagem, é necessária a adição de um agente rejuvenescedor. Esta pesquisa avaliou as características físicas empíricas e reológicas da adição do ácido graxo da borra do óleo de soja (AGS) no ligante asfáltico como redutor de viscosidade nos teores de 6% e 7% para uso em misturas asfálticas recicladas. A metodologia utilizada compreendeu a caracterização do ligante por meio da realização dos ensaios de penetração, ponto de amolecimento, viscosidade rotacional, performance grade; antes e após o ensaio de envelhecimento a curto prazo e multiple stress and recovery. Os resultados mostraram que houve uma perda de massa fora dos critérios estabelecidos em norma, decorrente da perda de material volátil. No ensaio de penetração houve um aumento na penetração, indicando uma menor rigidez com o aumento da adição do modificador. O ácido graxo da borra do óleo de soja conseguiu reduzir em dois degraus a temperatura de PG em todos os teores testados. Dessa forma, a adição do ácido graxo da borra do óleo de soja como agente rejuvenescedor ao ligante asfáltico se caracteriza como uma alternativa viável e sustentável, com potencial rejuvenescedor para a misturas asfálticas recicladas.
Descrição: Oliveira Neto, Hugo Ribeiro de. Avaliação Dísica Empírica e Reológica de Ligante Asfáltico Modificado com o Ácido Graxo da Borra do Óleo de Soja Para Uso em Misturas Asfálticas Recicladas. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba. Araruna. [2022].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27373
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Hugo Ribeiro de Oliveira Neto.pdfTCC - Hugo Ribeiro de Oliveira Neto859.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito217.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.