Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27388
Título: Edward Rochester como herói byroniano na adaptação Jane Eyre (2011), de Cary Joji Fukunaga
Autor(es): Santos, Elizabeth Gonçalves dos
Palavras-chave: Jane Eyre
Adaptação cinematográfica
Herói byroniano
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: A adaptação cinematográfica não deve ser vista como inferior à obra adaptada, muito menos ser julgada por sua fidelidade. Pois, a mudança de um meio semiótico para outro implicaria em certas alterações. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é estudar o personagem Mr. Rochester a partir das atribuições do herói byroniano, herança do Romantismo Inglês, que apresenta traços dos personagens criados por Lord Byron, na adaptação cinematográfica Jane Eyre (2011). Para isso, apontamos algumas características que distinguem o herói, do anti-herói e do vilão para compreender por que optamos em analisar o personagem sobre essa perspectiva. Além disso, apresentamos as características do herói byroniano para analisar de forma subjetiva como estas são representadas no Mr. Rochester em Jane Eyre (2011), e discutimos como os elementos cinematográficos auxiliam na construção desse personagem, que conforme observamos, é representado como um homem com postura de superioridade que encontra sua ruína, em razão de suas ações, mas, alcança sua redenção por meio do amor. Para realizar a nossa pesquisa, utilizamos uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa, desenvolvida através de estudos bibliográficos. Como embasamento teórico recorremos aos estudos de Stein (2009), Hutcheon (2013), Martin (2005), Bordwell e Thompson (2013). Através dessa pesquisa, pretendeu-se contribuir para discussões sobre as questões referentes à adaptação cinematográfica e à complexidade do herói byroniano, que nos leva a repensar o conceito de certo e errado, relacionado a um personagem da ficção.
Descrição: SANTOS, E. G. dos. Edward Rochester como herói byroniano na adaptação Jane Eyre (2011), de Cary Joji Fukunaga. 2022. 36f. Trabalhando de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27388
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizabeth Gonçalves dos SantosPDF - Elizabeth Gonçalves dos Santos3.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito189.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.