Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27393
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Géssica Quênia de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T15:50:09Z | - |
dc.date.available | 2022-08-04T15:50:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 020 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27393 | - |
dc.description | ALVES, G. Q. de O. Escola enquanto ambiente de promoção da saúde: uma leitura a partir do conceito Holding de Winnicott. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho discute a promoção da saúde na escola a partir das noções de ambiente e holding, formuladas pelo psicanalista inglês Donald Winnnicott, objetivando compreender a instituição escolar como um espaço de promoção da saúde, numa perspectiva winnicottiana. Para isso, foram traçados alguns objetivos específicos, tais como: refletir sobre o conceito ampliado de saúde e de determinação social dos processos de saúde; refletir sobre a política de promoção da saúde; refletir sobre as práticas de saúde na escola, na perspectiva do conceito ampliado de saúde e da Política Nacional de Promoção de Saúde – PNPS; identificar as contribuições dos conceitos winnicottianos de ambiente e holding, para a promoção/produção da saúde na escola ou da construção da escola enquanto ambiente saudável. Estas reflexões são importantes porque muitas das ações adotadas para a promoção da saúde na escola ainda estão presas a uma visão do modelo biomédico. Concernente aos aspectos metodológicos, esta monografia possui natureza bibliográfica. A coleta de dados foi realizada a partir da “revisão narrativa”. Para ilustrar a escola enquanto ambiente holding, foram utilizadas cenas do filme “Taare Zameen Par” (Como Estrelas na Terra). Por meio das reflexões propostas neste trabalho, foi possível compreender que a escola pode se constituir enquanto lugar de promoção e produção de saúde de forma abrangente, a partir de uma perspectiva winnicottiana (holding). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marcelo Saturnino da Silva. Coorientadora: Polyanna Felipe Ferreira da Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar | pt_BR |
dc.subject | Promoção de saúde | pt_BR |
dc.subject | Winnicott | pt_BR |
dc.subject | Ambiente-Holding | pt_BR |
dc.title | Escola enquanto ambiente de promoção da saúde: uma leitura a partir do conceito Holding de Winnicott | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Géssica Quênia de Oliveira Alves | PDF - Géssica Quênia de Oliveira Alves | 763.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 259.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.