Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Géssica Quênia de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-08-04T15:50:09Z-
dc.date.available2022-08-04T15:50:09Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.otherCDD 020-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27393-
dc.descriptionALVES, G. Q. de O. Escola enquanto ambiente de promoção da saúde: uma leitura a partir do conceito Holding de Winnicott. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho discute a promoção da saúde na escola a partir das noções de ambiente e holding, formuladas pelo psicanalista inglês Donald Winnnicott, objetivando compreender a instituição escolar como um espaço de promoção da saúde, numa perspectiva winnicottiana. Para isso, foram traçados alguns objetivos específicos, tais como: refletir sobre o conceito ampliado de saúde e de determinação social dos processos de saúde; refletir sobre a política de promoção da saúde; refletir sobre as práticas de saúde na escola, na perspectiva do conceito ampliado de saúde e da Política Nacional de Promoção de Saúde – PNPS; identificar as contribuições dos conceitos winnicottianos de ambiente e holding, para a promoção/produção da saúde na escola ou da construção da escola enquanto ambiente saudável. Estas reflexões são importantes porque muitas das ações adotadas para a promoção da saúde na escola ainda estão presas a uma visão do modelo biomédico. Concernente aos aspectos metodológicos, esta monografia possui natureza bibliográfica. A coleta de dados foi realizada a partir da “revisão narrativa”. Para ilustrar a escola enquanto ambiente holding, foram utilizadas cenas do filme “Taare Zameen Par” (Como Estrelas na Terra). Por meio das reflexões propostas neste trabalho, foi possível compreender que a escola pode se constituir enquanto lugar de promoção e produção de saúde de forma abrangente, a partir de uma perspectiva winnicottiana (holding).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marcelo Saturnino da Silva. Coorientadora: Polyanna Felipe Ferreira da Costapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Escolarpt_BR
dc.subjectPromoção de saúdept_BR
dc.subjectWinnicottpt_BR
dc.subjectAmbiente-Holdingpt_BR
dc.titleEscola enquanto ambiente de promoção da saúde: uma leitura a partir do conceito Holding de Winnicottpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Géssica Quênia de Oliveira AlvesPDF - Géssica Quênia de Oliveira Alves763.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito259.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.