Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27396
Título: As resinas compostas bulk-fill apresentam maior susceptibilidade à degradação marginal em diferentes cenários clínicos? Uma revisão sistemática e metanálise
Autor(es): Santos, Monara Henrique dos
Palavras-chave: Odontologia
Metanálise
Resinas Compostas
Data do documento: 14-Jun-2022
Resumo: Objetivo: Comparar a degradação marginal (susceptibilidade à descoloração e desadaptação marginal) de restaurações em resina composta convencionais e bulk-fill inseridas em cavidades classe II e V. Métodos: Este estudo foi aprovado pela base de dados PROSPERO (#42020201596). As bases de dados Pubmed, Scopus, Embase, Web of Science, Lilacs, Cochrane, Open Grey, Clinical Trials e Rebec foram pesquisadas por três investigadores independentes usando termos MeSH, conceitos suplementares, sinônimos e termos livres, com base na estratégia PICOS (P, população: restauração em dentes permanentes; I, intervenção: resina composta bulk-fill; C, comparação: resina composta convencional; O, desfecho: descoloração e desadaptação marginal; e S, desenho do estudo: ensaios clínicos randomizados e não randomizados). O risco de viés foi avaliado de acordo com a ferramenta da Cochrane Collaboration, as metanálises pelo software RevMan, a certeza da evidência pelo Grading of Recommendations Assessment, Development, and Evaluation e o teste de sensibilidade leave-one-out. A prevalência de eventos bem sucedidos e o número total de restaurações foram usados para calcular a diferença de risco em um intervalo de confiança de 95%, de acordo com um modelo de efeito fixo. A heterogeneidade foi avaliada pelo índice I2. Resultados: 16 de 10.780 estudos foram selecionados e incluídos para análise qualitativa e 14 destes 16 para a análise quantitativa. Dois estudos foram considerados como de alto risco de viés, um com algumas preocupações e 13 como baixo risco de viés. Quatro metanálises avaliaram a descoloração e desadaptação marginal em cavidades classe II e V, com heterogeneidade não significativa (I2 = 0%, p > 0,05). A certeza da evidência foi considerada alta, exceto para dois subgrupos de cada desfecho. Conclusão: Há evidências de que restaurações de resina composta convencional e bulk-fill apresentam desempenho clínico semelhante em relação à degradação marginal.
Descrição: SANTOS, Monara Henrique dos. As resinas compostas bulk-fill apresentam maior susceptibilidade à degradação marginal em diferentes cenários clínicos? Uma revisão sistemática e metanálise. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, [2022].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27396
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Monara Henrique dos Santos.pdfTCC - Monara Henrique dos Santos.pdf5.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf297.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.