Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27397
Título: Ensino de frações a partir do tangram: revisitando uma atividade através da teoria antropológica do didático
Autor(es): Araújo, Kelton Raian da Silva
Palavras-chave: Teoria antropológica do didático
Ensino de frações
Análise Praxeológica
Data do documento: 4-Ago-2022
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo analisar as praxeologias de uma atividade lúdica utilizando o Tangram para abordar o significado de parte-todo no ensino de frações. Nosso estudo foi realizado tendo como fundamentação a Teoria Antropológica do Didático, que nos permitiu realizar a análise praxeológica da atividade. A atividade em questão foi utilizada por Cavalcante (2011) e depois aprimorada por Bezerra (2016), os dois autores destacaram o seu potencial para discutir a ideia parte- todo associada ao ensino de frações. Nesse sentido, nossa intenção foi responder a seguinte questão norteadora: que praxeologias matemáticas e didáticas são apresentadas numa atividade lúdica envolvendo o Tangram para discutir o significado de parte-todo no ensino de frações? A nossa pesquisa foi dividida em três etapas: 1. Buscamos compreender o discurso da noosfera, representado pela BNCC e pela Proposta Curricular do Estado da Paraíba sobre os conteúdos, habilidades e orientações metodológicas para o ensino de frações no Ensino Fundamental; 2. Realização da análise praxeológica a priori da atividade envolvendo o Tangram; 3. Análise entre o discurso institucional das orientações curriculares e o ambiente praxeológico proposto na atividade. A nossa pesquisa consistiu em uma análise documental, portanto, um trabalho de cunho qualitativo segundo Fiorentini e Lorenzato (2009). A análise mostrou que a atividade tem característica de uma organização praxeológica local e permite trabalhar diversos significados associados às frações, além do significado de parte-todo.
Descrição: ARAÚJO, K. R. S. Ensino de frações a partir do tangram: revisitando uma atividade através da teoria antropológica do didático. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27397
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kelton Raian da Silva Araújo.pdfPDF - Kelton Raian da Silva Araújo1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito501.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.