Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27402
Título: Análise de Incompatibilizações Entre Projetos em Residências de Condomínios de Alto Padrão na Região Metropolitana de Fortaleza-CE
Autor(es): Araujo, Jeferson Luis de Oliveira
Palavras-chave: Engenharia civil
Análise de projetos
Construção civil
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: Um dos métodos que mais colabora para um adequado andamento de obras de construção civil é a compatibilização entre projetos arquitetônicos, estruturais, hidrossanitários, elétricos e de interiores, a fim de se evitar atrasos no decorrer da construção, aumento de custos, insatisfação de clientes, e, também, aumento imprevisto do número dos colaboradores de determinada obra. Nessa perspectiva, sabe-se que atualmente, no Brasil, o número de pessoas que contratam profissionais de engenharia e arquitetura para realizações de obras ainda é bastante limitado, o que é uma problemática preocupante, visto que, até mesmo em obras que existem tais profissionais, ocorrem possibilidades de incompatibilidades entre projetos. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise comparativa de incompatibilizações entre projetos arquitetônicos, estruturais e complementares, de duas obras residenciais de alto padrão, intituladas, nesta pesquisa, de Obra 01 e Obra 02, localizadas na região metropolitana de Fortaleza - CE. Sob esse viés, o presente trabalho é elaborado por meio de uma pesquisa de campo, onde são coletadas informações sobre os projetos e execuções das obras, com a finalidade de analisar e documentar todas as interferências encontradas. Os resultados da pesquisa apresentaram incompatibilidades existentes nas duas obras analisadas. Na Obra 01, as incompatibilizações foram mais constantes do que na Obra 02, visto que a execução da mesma foi iniciada cinco meses antes dessa segunda. Nessa perspectiva, certas ausências de compatibilizações de projetos puderam ser previstas antes das execuções, entretanto, alguns problemas foram observados apenas depois, os quais geraram retrabalhos, gastos não previstos, tempo de obra estendido, entre outras adversidades. Como exemplos de incompatibilidades encontradas comumente nas duas obras, pode-se citar a ausência de “passagens” para as tubulações elétricas e hidrossanitárias nas vigas baldrame, dimensões elevadas de vigas e pilares, furos e escareamentos inapropriados em vigas e pilares, entre outros. Desse modo, fica evidenciada a importância da compatibilização de projetos, independente do porte da obra, sendo notória que a compatibilização de projetos é uma etapa essencial da fase de planejamento e execução dos projetos, não sendo totalmente eficaz durante a fase de execução.
Descrição: ARAUJO, Jeferson Luis de Oliveira. Análise de Incompatibilizações Entre Projetos em Residências de Condomínios de Alto Padrão na Região Metropolitana de Fortaleza-CE. 2022. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, [2022].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27402
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito83.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC – Jeferson Luis de Oliveira Araújo.pdfTCC – Jeferson Luis de Oliveira Araújo6.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.