Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27406
Título: O material dourado como facilitador no ensino-aprendizagem de números
Autor(es): Sousa, Eloise Fernanda da Silva
Palavras-chave: Adição
Material dourado
Primeiro ano
Subtração
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: Uma das ferramentas utilizadas no auxílio do professor, em sala de aula, é o uso de materiais concretos, que fazem com que a compreensão dos alunos aconteça de forma mais eficiente. Muito utilizado no trabalho com Matemática, sobretudo nos processos de ensino e aprendizagem referentes a esta área do conhecimento na Educação Básica, o Material Dourado representa um importante recurso pedagógico. O presente trabalho tem como questão de pesquisa, o uso do Material Dourado como facilitador no ensino-aprendizagem de números. Como respaldo teórico, foram utilizados autores que tratam sobre as aplicações do Material Dourado, desenvolvido por Maria Montessori, além do documento oficial da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi utilizada a pesquisa descritiva, por fazer uma análise, através de trabalho de campo e coleta de dados, do uso do Material Dourado com uma turma de 25 (vinte e cinco) alunos do Primeiro Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, de uma escola localizada no Brejo Paraibano, na resolução de questões/problemas envolvendo operações de adição e subtração e ainda o método de Sequências Didáticas. O objetivo geral deste trabalho foi o de mostrar o Material Dourado e a sua importância como facilitador do ensino-aprendizagem dos números, bem como das operações de adição e subtração e como objetivos específicos, reconhecer a sua importância enquanto recurso pedagógico, mostrando sua utilização e os resultados obtidos com o seu auxílio, no processo de aprendizagem da Matemática.
Descrição: SOUSA, E. F. da S. O material dourado como facilitador no ensino-aprendizagem de números. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27406
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eloise Fernanda da Silva SousaPDF - Eloise Fernanda da Silva Sousa1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.