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dc.contributor.authorSouza, Roseni Oliveira de-
dc.date.accessioned2022-08-04T22:58:14Z-
dc.date.available2022-08-04T22:58:14Z-
dc.date.issued2022-07-19-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27407-
dc.descriptionSOUZA. R. O. de. A relação entre família e escola no contexto de uma gestão democrática: um estudo comparativo. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta reflexões a partir do relato de uma experiência junto aos conselhos escolares e educacionais, ressaltando a importância do segmento dos pais e responsáveis por alunos da rede pública Municipal e Estadual, em dois municípios de duas regiões geográficas do Brasil, Sudeste e Nordeste. Tem como objetivo geral: Refletir a experiência como conselheira escolar em duas atuações nos campos específicos, em escolas da rede Municipal do Sudeste e em escolas da rede Estadual do Nordeste, com o intuito de demonstrar como a pedagogia trouxe aprimoramento para contribuir na atuação como conselheira escolar, visando a Gestão Democrática na prática, com a participação de todos os segmentos da sociedade civil. A metodologia utilizada foi um relato de experiência de atuação na área, enriquecida por uma revisão bibliográfica com análises de autores que também relatavam as suas experiências no campo da gestão, bem como, consultas a documentos oficiais que regem as Politicas Públicas Educacionais. Tendo como referências os escritos de Paro (1986), Lück (2011), Oliveira (2013), Padro (2012) entre outros. Comparativamente, considerando o campo macro educacional, analisa os critérios de escolhas participativas dos conselheiros escolares e suas repercussões para a melhoria na integração e interação destes com os demais segmentos dos conselhos escolares. O trabalho visa demonstrar como a Educação Pública reflete na família e de que maneira a família pode contribuir para a Educação e os demais segmentos, como parâmetro da experiência de mãe de aluno que deu continuidade aos seus estudos após entrar no Conselho Escolar. O trabalho aponta como resultados que existem diferenças entre a Gestão Escolar Democrática, sendo na Região Sudeste, mais efetiva e participativa do que na Região Nordeste, por conta das descentralizações dos segmentos dos Conselhos Escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectConselhos escolarespt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.titleA relação entre família e escola no contexto de uma gestão democrática: um estudo comparativopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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