Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27409
Título: Campos de concentração e isolamento: uma análise do contexto nazista, cearense e na obra O Quinze, de Rachel de Queiroz
Autor(es): Lima, Jaely das Chagas
Palavras-chave: O Quinze
Campos de concentração
Retirantes
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: Os campos de concentração que mais impactaram a história foram instalados na Alemanha Nazista, com o intuito de isolar e exterminar principalmente etnias, especificamente os judeus. É fato que essas instalações também funcionaram como centro de confinamento para resolução de conflitos civis ou de guerra. É o que se pode observar no Nordeste Brasileiro, mesmo antes da Segunda Guerra Mundial, no Estado do Ceará, para confinar os retirantes da seca no início do século XX. Essa história pouco conhecida de atrocidade, fome, preconceito e higienismo social no Ceará também aparece representada na obra O Quinze, publicada em 1930, de Rachel de Queiroz. Justamente o realismo da literatura de 30 condensa este aspecto dialético do texto e contexto, o qual é tratado por Antonio Candido (2000). A partir desse recorte, o presente trabalho realiza uma investigação comparativa entre os campos de concentração na Alemanha Nazista, no Estado do Ceará e na obra O Quinze, fazendo uso de aportes teóricos como dos autores: Schilling (2016), Goldhagen (1997), Rios (2001), Couto (2010), Cândido (2005) e Pompeu (2006). O estudo é conduzido no sentido de uma compreensão de que as barbáries históricas decorrem de uma ordem moral, social e política, que condenam à miséria e à morte populações indesejadas.
Descrição: LIMA, J. das C. Campos de concentração e isolamento: uma análise do contexto nazista, cearense e na obra O Quinze, de Rachel de Queiroz. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27409
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaely Das Chagas LimaPDF - Jaely Das Chagas Lima261.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.