Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaximo, Ana Paula Roseno-
dc.date.accessioned2022-08-05T02:22:04Z-
dc.date.available2022-08-05T02:22:04Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27416-
dc.descriptionMaximo, A. P. R. O Desenho na educação Infantil : registros da livre expressão em sala de aula. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo busca compreender o desenho como um dos meios de livre expressão da criança na educação infantil. Motivados por essa ideia desenvolvemos uma pesquisa teórica e prática de caráter qualitativo, sendo realizadas quatro coletas de desenhos em duas salas de aula de uma creche e pré-escola. É importante destacar que, o estudo ocorreu durante um cenário pandêmico, levando em consideração o contexto remoto em que se encontravam as escolas e os desenhos foram finalizados e coletados com as professoras. A análise dos desenhos infantis se deu através da abordagem da livre expressão, conforme empreendido por Cola (2014). De acordo com o autor, o método prioriza mais liberdade diante a produção gráfica. A ênfase da análise ocorreu sobre a maneira particular de representação e criatividade de cada criança. A curiosidade sobre as formas, os traços, as cores, as figuras, entre outros detalhes identificados nos desenhos contribuíram para uma visão profunda e permitiu relacionar com os conhecimentos existentes sobre a temática. Como base teórica foram consultados os seguintes autores/as: Bédard (1998), Andrade (2005), Moreira (2005), Navarro (2009), Cunha (2015), Saviani (2021) e o documento: da Base Nacional Comum Curricular -BNCC. Portanto, o estudo apresenta informações que auxiliam na compreensão da expressividade da criança por meio das produções gráficas e a importância do trabalho com o desenho de forma mais livre, mesmo diante de um tema proposto pelas docentes. pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Rita de Cassia da Rocha Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDesenhos infantispt_BR
dc.subjectLivre expressãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO Desenho na educação Infantil: registros da livre expressão em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Roseno MaximoPDF - Ana Paula Roseno Maximo4.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito404.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.