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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27417
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, José Flávio Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-05T12:16:57Z | - |
dc.date.available | 2022-08-05T12:16:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 981 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27417 | - |
dc.description | SILVA, J. F. S. Aprender sorrindo: o filme "aí que vida!" no ensino de história. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mundo em que vivemos está em constante transformação e o acesso a diferentes tecnologias tornou-se inevitável, trazendo consigo uma enorme quantidade de informações em tempo real que podem ser acessadas a qualquer hora e lugar. Tendo em vista que com o advento da internet, há cotidianamente a necessidade de se estar conectado. Dessa forma, o professor precisa ter um maior desempenho e desenvolver habilidades de ensino que vá de encontro a essas tecnologias. Desse modo, o trabalho do professor de História em sala de aula como mediador de conhecimentos históricos, não se limita apenas ao processo tradicional de dar aula e transmitir teorias prontas e acabadas, cabe a ele desenvolver metodologias que permitam ao aluno um maior entendimento, facilitando a aprendizagem, de preferência em constante relação com a realidade do aluno. Dessa forma, o presente trabalho tem por finalidade manifestar as possibilidades e potencialidades do filme “Ai que vida!” no ensino de História a partir da relação de fatos e acontecimentos históricos como coronelismo, corrupção política e o poder da mulher na sociedade e na política, tendo em vista também a importância e contribuição do cinema no estudo da História. A partir do diálogo com autores como Leal (2012), Carvalho (1997) e Souza (2010), realizamos uma análise do referido filme (dentre outras possíveis), visando destacar a importância de uso da linguagem cinematográfica em sala de aula. Conclui-se que o trabalho com o filme “Ai que vida!” abre possibilidades de trabalho pedagógico em diálogo com a cultura e linguagem familiar ao aluno, principalmente dos interiores do Nordeste brasileiro, para além, inclusive, das destacadas neste trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Dayane Nascimento Sobreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
dc.title | Aprender sorrindo: o filme "aí que vida!" no ensino de história | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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