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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27418
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Lissane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-05T12:24:19Z | - |
dc.date.available | 2022-08-05T12:24:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27418 | - |
dc.description | PEREIRA, L. da S. Educação e gênero: implicações nos anos inicias do Ensino Fundamental. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de Conclusão de Curso apresenta discussões acerca da questão de gênero e sexualidade no Ensino Fundamental I, com o intuito de analisar as relações de gênero ao longo da história, versando sobre as influências para a educação sexual na discussão sobre gênero, desmistificando se conceitos e ideias que perdurem sobre a ótica da diferenciação biológica, que enaltece gêneros, na busca do detrimento de outras, além de averiguar as implicações que se fazem presentes em relação ao ensino e educação de gênero e sexualidade e a capacitação docente em trabalhar tal questão, compreendendo quais são os entraves envoltos na temática. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica nos respaldamos nas ideias de Perrot (1984), Foucault (1985), Bruschini; Barroso (1986), Nunes (1987), Laurentis (1996), Louro (1997), Badinter (1998), Mesquita; Ramos; Santos (2001), Macedo (2002), Duarte (2003), Spitzner (2005), Manoel (2008) e Palhano (2015), entre outros(as) que colaboram de forma significativa para reflexão do tema. A metodologia empregada possui um caráter qualitativo, tendo sido realizado um trabalho de campo em duas escolas da cidade de Guarabira – PB, sendo uma da repartição privada e outra pública, tendo sido aplicado um questionário com os docentes do ensino fundamental I de ambas as instituições, que são os colaboradores deste estudo. Os resultados da pesquisa nos revelam a falta de conhecimento que ainda se faz presente nos/as educadores/as em relação a temática de gênero e sexualidade, ainda possuindo uma visão extremamente limitada e até mesmo preconceituosa, além de falta de aptidão em identificar casos que envolvem o preconceito de gênero devido a escassez de disciplinas ou debates que discorrem a respeito do assunto ao longo de sua formação, de modo que tragam a eles o discernimento necessário para desempenhar o seu trabalho com alunado em sala de aula. Neste sentido, se faz necessário que haja mais aprofundamento na área durante o ensino superior para que assim seja possível a formação de docentes capacitados e entendidos acerca da questão de gênero e sexualidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Elizangela Dias Santiago Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Patriarcalismo | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.title | Educação e gênero: implicações nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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