Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2744
Título: Inovações didáticas na abordagem do tema bioma caatinga em uma escola pública do ensino médio de Campina Grande - PB
Autor(es): Gomes, Mariana de Souza
Palavras-chave: Bioma Caatinga
Oficinas Pedagógicas
Processo de Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: A Caatinga representa um dos biomas brasileiros mais alterados pela atividade antrópica, que tem, dentre outras motivações, a carência de divulgação do conhecimento técnico-cientifico ao seu respeito. Partindo desse princípio, neste trabalho objetivou-se identificar as percepções que um grupo de estudantes do Ensino Médio possui acerca do Bioma Caatinga e, a partir dos resultados preliminares, utilizar estratégia didática inovadora como ferramenta na estimulação do desenvolvimento de suas habilidades de busca pelo aprendizado autônomo. A partir da problemática envolvida na abordagem das temáticas de Educação Ambiental, algumas das quais puderam ser evidenciadas nas aulas de Biologia, propusemos a utilização de uma inovação didática, por meio de oficinas, como uma ferramenta de estimulação/identificação da percepção ambiental dos estudantes. O presente trabalho consiste de um relato de experiência didática na qual foram utilizadas oficinas, como estratégia didática inovadora na abordagem do conteúdo bioma Caatinga, no sentido de contribuir para o desenvolvimento de ações concretas de enfrentamento dos problemas socioambientais relacionados a esse ecossistema. As atividades foram realizadas por um grupo de bolsistas do PIBID, na escola Estadual Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande-PB em três turmas do Ensino Médio. A avaliação da efetividade da ação foi realizada por meio da observação das aulas e aplicação de questionários, utilizando-se a sala de aula como ambiente de pesquisa. Percebemos que os estudantes demostraram conhecimento generalizado e disperso sobre a caracterização do bioma Caatinga, por vezes denotando confusão ao relatar a importância do Bioma. Essa estratégia didático-metodológica se mostrou como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, pois promoveu a interação dos participantes, a compreensão dos conteúdos abordados e a visão do Bioma a partir de uma perspectiva globalizadora.
Descrição: GOMES, M. de S. Inovações didáticas na abordagem do tema bioma caatinga em uma escola pública do ensino médio de Campina Grande - PB. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2744
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana de Souza Gomes.pdfMariana de Souza Gomes1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.