Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27441
Título: Born this way e hair: a (re)construção representativa de sujeitos em autodescoberta
Autor(es): Gouveia, Caique Alves
Palavras-chave: Lady Gaga
Ideologia
Born This Way
Hair
Data do documento: 8-Ago-2022
Resumo: A música é uma arte que traz na materialidade das canções o sentir das emoções e sentimentos, através da combinação sonora e discursiva e pode ser uma ferramenta de luta social ou ideológica. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar e interpretar as letras das músicas “Born This Way” e “Hair”, de Lady Gaga, garantindo, a partir da hermenêutica, o desvelamento de novas ideologias sem preconceito ou discriminação. Para isso, o modelo tridimensional do discurso de Norman Fairclough (2016) serviu como base científica, evidenciando o texto, a prática discursiva e a prática social como articuladores no processo das relações de dominação e poder. O sistema branco cisheteronormativo é o principal fator que estabelece conceitos comportamentais padronizantes, sendo excludentes às minorias. Portanto, as análises mostram que as canções corroboram com o pensamento daqueles que não correspondem aos padrões impostos. elas servem alegoricamente como instrumento de luta e resistência, para que assim, haja a consciência da pluralidade, individualidade e liberdade de um modo geral.
Descrição: GOUVEIA, Caique Alves. Born this way e hair: a (re)construção representativa de sujeitos em autodescoberta. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27441
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caíque Alves GouveiaPDF - Caíque Alves Gouveia375.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito69.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.