Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27447
Título: Avaliação da dinâmica longitudinal de anticorpos neutralizantes anti- SARS-CoV-2 S1/S2 IgG após vacinação de profissionais de saúde
Autor(es): Oliveira, Beatriz Maria Bezerra Ramos de
Palavras-chave: CoronaVac
AstraZeneca
COVID-19
Anticorpos neutralizantes
Vacinação
Data do documento: 29-Jul-2022
Resumo: As vacinas anti-Sars CoV-2 demonstraram que são primordiais para o controle da pandemia por possibilitarem o desenvolvimento de imunidade em pessoas devidamente vacinadas. O objetivo do presente estudo foi avaliar o desenvolvimento de anticorpos neutralizantes em profissionais de saúde após duas doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Considerando que, após contato com a vacina, nosso organismo demora entre 7 - 14 dias para desenvolvimento de anticorpos, e que estes têm meia vida entre 20 a 28 dias, os soros dos participantes foram coletados após exatos 20 dias a partir da imunização dos participantes para garantia de detecção de anticorpos. Com o final da meia vida circulante dos anticorpos IgG, os linfócitos T de memória serão os responsáveis pela resposta imune do nosso organismo. Exames com princípio de quimioluminescência LIAISON® SARS CoV-2 S1/S2 IgG foram utilizados, e contagens acima de 15 AU/mL (Unidades Formadoras de Anticorpos por mL) caracterizaram desenvolvimento de proteção anti-Sars CoV-2. Cem (100) profissionais de saúde foram estudados após imunização com CoronaVac e AstraZeneca. Quanto aos resultados obtidos, ao relacionar gênero/idade e vacina, os profissionais que mais se vacinaram com a CoronaVac e AstraZeneca foram do gênero feminino, com faixa etária entre 51 a 60 anos e 31 a 40 anos. Após a primeira dose da vacina CoronaVac, 61,4% dos profissionais de saúde ainda permaneceram com baixos níveis de anticorpos; apenas 38,6% conseguiram se imunizar. Já após a segunda dose da CoronaVac, apenas 12% permaneceram não imunes, e 88% se imunizaram. Desses não imunes, um profissional de saúde faleceu com Covid-19. Considerando a vacina Astrazeneca, apenas 23,8% dos profissionais de saúde não se imunizaram após a primeira dose, sendo que 76, 2% desenvolveram anticorpos neutralizantes. Após a segunda dose da Astrazeneca, 100% dos profissionais ficaram imunizados. O presente estudo demonstrou a evolução do desenvolvimento de anticorpos neutralizantes contra Covid-19 após cada dose dos diferentes tipos de vacinas aplicados em profissionais de saúde, bem como a importância de mais de uma dose de imunizante para segurança vacinal da população.
Descrição: OLIVEIRA, Beatriz Maria Bezerra Ramos de. Avaliação da dinâmica longitudinal de anticorpos neutralizantes anti- sars-cov-2 s1/s2 IgG após vacinação de profissionais de saúde. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27447
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Beatriz Maria Bezerra Ramos de OliveiraTCC - Beatriz Maria Bezerra Ramos de Oliveira678.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito60.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.